Senhoras e Senhores, Sejam muito bem vindos ao Aeroblog ::VOANDO ALTO::. Aqui os senhores poderão tirar todas as suas dúvidas com relação à profissão Comissário de Voo, receberão dicas, e poderão deixar comentários dando sua opinião acerca do nosso portal. Agradecemos sua escolha em navegar ::VOANDO ALTO:: tenham todos um ótimo acesso.

sábado, 23 de abril de 2011

As três carteiras necessárias para o comissário decolar. CCF, CCT e CHT


***CCF - Certificado de Capacidade Física. É uma carteira obtida através de exames efetuados em hospital da aeronáutica, certificando que não existe nenhuma incapacidade física para exercer a profissão. (Renovável a cada 12 meses).

CCT - Certificado de Capacidade Técnica. Obtida depois de completar satisfatoriamente a prova da ANAC, é essa licença que permitirá ao candidato exercer funções a bordo de aeronaves.

CHT - Certificado de Habilitação Técnica. Obtido após contratado por uma companhia aérea e tendo cumprido satisfatóriamente os treinamentos teóricos e práticos oferecidos pela mesma com duração de 45 dias. É essa carteira que definirá que tipo de aeronave o comissário poderá tripular.

 ***Atualizando o post. A carteira citada acima (CCF), não mais existe. Agora passa a chamar se CMA - CERTIFICADO MEDICO AERONÁUTICO e tem validade de Cinco anos.

Banca da ANAC.

    Hoje abordarei um assunto muito preocupante para os "aspirantes" a comissários, a tão temida Banca da ANAC.
    Observo a preocupação de muitas pessoas quando o assunto é "Provinha da ANAC", trata se de uma prova objetiva on line com questões dos quatro blocos de disciplinas estudadas durante o curso São vinte questões de cada bloco e o candidato deve obter média mínima 8,0 em cada um dos blocos, se este reprovar em apenas um ele pode remarcar e refazê lo, mas se reprovado em mais de um, o candidato deverá refazer toda a prova. (O resultado é imediato)
    A questão é: É dificil passar em todos os blocos e ser aprovado?
    Não! A prova como descrita acima, é objetiva e nela só caem questões dos assuntos estudados durante o curso, (Antes de prestar a banca, ainda na escola, o candidato participa de simulados e precisa ser aprovado em uma prova parecida com essa para receber o certificado de conclusão do curso) basta estudar e prestar bastante atenção nas aulas teóricas e práticas, principalmente nas matérias de CGA e MET que são as mais complexas e que exigem muita dedicação e esforço.
Após aprovado na Banca o comissário receberá o CCT - CERTIFICADO DE CAPACITAÇÃO TECNICA, que é a sua autorização para voar, feito isso, estrá pronto para enviar CV e participar das seleções das cias.
No próximo post, falarei sobre as licenças: CCF, CCT e CHT.