Senhoras e Senhores, Sejam muito bem vindos ao Aeroblog ::VOANDO ALTO::. Aqui os senhores poderão tirar todas as suas dúvidas com relação à profissão Comissário de Voo, receberão dicas, e poderão deixar comentários dando sua opinião acerca do nosso portal. Agradecemos sua escolha em navegar ::VOANDO ALTO:: tenham todos um ótimo acesso.

domingo, 18 de outubro de 2015

Dia a dia de trabalho de um comissário de voo

Boa noite Amados, tudo bem?

Muito tenho sido questionado acerca da “rotina” de um Cms de voo, como funciona a escala de voo, programações, dia a dia de trabalho e etc.
      Hoje trataremos um pouco do dia a dia de um Cms, desde sua chegada ao D.O para o voo ao termino da viagem na base. Reconhecimento da tripulação, briefing, chegada à Aeronave, procedimentos pé voo, decolagem, pouso, pernoite, volta para casa.

        Tudo começa quando chegamos ao D.O, Despacho operacional para iniciar uma programação de voo. O primeiro passo é passar no Fala Comissário que é um setor onde tiramos dúvidas, nos atualizamos de procedimentos novos e assinamos documentos quando necessário. Daí quando o relógio marca uma hora para a partida do voo fazemos o check - in eletrônico nos computadores específicos, imprimimos uma cópia da escala, consultamos os dados da tripulação para aquele voo e “zaas”, é hora de encontrar os colegas de programação.
       Geralmente esta fase ocorre por senioridade, os tripulantes mais novos vão ao encontro dos mais antigos e todos se dirigem ao Comandante do voo, que fará um briefing com toda a tripulação para passar informações importantes sobre toda a programação daquela equipe de voo.


      Nesta etapa os pilotos tratam de assuntos inerentes á meteorologia, procedimentos, restrições na rota quando existirem, é também nesse momento que se define quais posições cada Cms ocupará a bordo, 1R, que pousa e decola na estação dianteira e auxilia diretamente o CHC nos procedimentos de embarque e comunicação com a cabine de comando, 2L ou “Passarela”, que ocupa um assento na estação traseira e além de ser responsável pela cabine de pax durante o embarque, auxilia o 2R ou “Galley” que por sua vez pousa e decola na estação traseira de comissários e é responsável por receber e organizar os itens do serviço de bordo e Alimentação da tripulação.


      Cumpridos os protocolos formais, é hora de ir para o avião. Ao chegar no portão de embarque ficamos sabendo quantos pax teremos para aquela etapa bem como as prioridades a bordo, casos especiais caso haja. Ao adentrar na Aeronave cada tripulante se dirige para sua estação e realiza o check de segurança dos equipamentos de emergência, sua localização, integridade, quantidade, isto garante que os mesmos estão operantes e funcionais.
       A partir daí cada um passa o “OK” se sua estação para o CHC que informará ao comandante que o embarque já pode ser liberado. Então começam a chegar os clientes marcados no voo, os comissários da estação dianteira os recepcionam e auxiliam no que for necessário, dúvidas quanto a assentos, bagagens de mão, informações do voo, o mesmo faz o passarela que nesse momento está na metade da cabine “briefando” os clientes que estão com assento marcado nas saídas de emergência quanto a sua operação, restrições para sua ocupação etc. Este ritual se repete até que o aviso de embarque encerrado seja dado.

Portas fechadas, é hora de fazer a Demonstração dos equipamentos de emergência aos passageiros e esclarecer possíveis dúvidas quanto ao uso das máscaras, coletes e cintos de segurança. Após a demonstração repete se a parte em que todos passam cabine OK para o CHC que informa a cabine de comando que já podem decolar o avião.

      Após cruzar dez mil pés os avisos luminosos de atar cintos se apagam, este é o sinal de que já é seguro para os Cms se levantarem e começarem o serviço de bordo. Nesse momento se iniciam os trabalhos, servir a refeição dos pilotos, serviço de passageiros, speeches de ações promocionais, documentação no caso de voos internacionais, e é claro, comer porque ninguém e de ferro.
      Antes do pouso se repetem os procedimentos de segurança, check de cabine etc. Após o corte dos motores as portas são abertas e inicia se o processo de desembarque dos clientes. Quando o último passageiro sai a tripulação comercial faz a arrumação da cabine com o auxílio da equipe de limpeza de solo, pois a aeronave precisa ficar limpa para receber os outros clientes.

      Ao desembarcar, todos os tripulantes seguem até o lado de fora do aeroporto onde pegamos a van para o hotel. Essa é uma das melhores partes, o pernoite. Em alguns casos a entrada na van da se por senioridade, primeiro o comandante, depois o copiloto e depois os Cms, na maioria das vezes o cavalheirismo dos rapazes fala mais alto, então alguém dá a mão para as meninas entrarem uma por uma na van e depois todos se acomodam.
     Ao chegar no hotel não é diferente, primeiro os homens descem e então auxiliam as damas na descida da van e por fim nos dirigimos à recepção para fazer os procedimentos de check in retirada das chaves dos apartamentos.
O pernoite no hotel resume se em pôr o uniforme para lavar, em alguns casos, sair para jantar com a tripulação ou pelo menos algum dos membros desta e descansar. Em alguns pernoites ficamos inativos por um, dois ou mais dias em determinada cidade, aí é que colocamos em pratica a tão famosa expressão “conhecer lugares e pessoas” passeios, culturas, festas etc.


       O voo de volta acontece da mesma forma que o de ida. Todos se apresentam na recepção do hotel em horário marcado para embarque na van e saem em direção ao aeroporto. Mesmos procedimentos, protocolos, a menos que algo ocorra fora do normal, em nada difere. Ao desembarcar de volta na base é de praxe que o comandante faça um debriefing com toda a tripulação, nesse momento são feitos os agradecimentos, são pontuados, se necessários pontos relevantes da operação durante a viagem, todos se cumprimentam, se despedem e até um próximo voo.
        Queridos, chegamos ao fim de mais um post. Espero que tenham gostado, tentei trazer de forma bem resumida como ocorre o dia a dia de um comissário de voo, vale lembrar que levei em consideração que tudo ocorresse de forma perfeita e sem contratempos. Se uma situação anormal ocorre, tudo muda e a tripulação deve estar preparada para lidar com o acontecimento. Voar exige muita responsabilidade, consciência situacional em alta e muita paixão por servir e lidar com pessoas.
Bons voos a todos e Até mais.

Qual o salário de um Comissário de Voo?

Salve salve queridos, Bom dia.Primeiramente gostaria de iniciar este post com um pedido de desculpas pela minha ausência. Ando muito atarefado e realmente não dá para estar todos os dias por aqui. A escala de voo tem vindo bastante corrida e somada aos compromissos pessoais sobra pouquíssimo tempo para os trabalhos aqui no portal. Hoje Trataremos de um assunto que muito tenho sido questionado pelos internautas e seguidores de nosso portal, e que é um dos atrativos da profissão Comissário de Voo. Vamos nessa, hoje o assunto é REMUNERAÇÃO/SALÁRIO.


Atualmente o piso salarial convencionado para nós comissários é de R$ 1757,50 acrescidos de alguns adicionais que são;Compensação Orgânica, 20%;Periculosidade, 30%;Horas de voo*;E dependendo da companhia, somam se também algumas comissões ou benefícios.Então vamos lá, dados os valores trataremos as horas de voo separadamente pois há alguns detalhes que necessitam ser observados.O valor convencionado da hora de voo para CMS e de R$ 36,14 sendo o limite máximo de 85 horas de voo mensais, e para fins de remuneração o mínimo de 54 horas de voo mensais. Mas Comissário, como assim? Limite máximo e mínimo?Explico. De acordo com a regulamentação do aeronauta, lei 7183 de 05 de abril de 1984, a carga de trabalho de um Cms de voo não pode ultrapassar 85 horas de voo e 176 horas de jornada total, que se somam as horas de voo mais as horas de solo, reservas e horas voadas como tripulante extra CAT I no período de 30 dias. Já o limite mínimo citado é contabilizado apenas para fins de remuneração, ou seja, um Cms pode voar 20 horas mensais, no entanto receberá como se estivesse voado 54 horas, e se o mesmo voar 85 horas, receberá o referente ao mínimo de 54 horas mais as 31 horas adicionais de acordo com a nossa CCT – Convenção Coletiva de Trabalho.Para as horas de voo temos ainda as seguintes variações;Hora de voo normal;Noturna normal;Domingo/Feriado normal;Domingo/Feriado Noturno;Suponhamos que em determinado mês o Cms voou 33 horas normais + 49 horas noturnas + 5 horas no domingo/ feriado normal + 14 horas no domingo/feriado noturno, temos os seguintes valores;SALARIO - R$ 1.464,59 COMPENSAÇÃO ORGÂNICA - R$ 292,91 ADIC PERICULOSIDADE - R$ 527,25 HORAS DE VOO - R$ 1.192,62 NOTURNA NORMAL - R$ 1.770,86 DOM/FER DIURNO - R$ 180,70 DOM/FER NOTURNO - R$ 505,96 TOTAL - R$ 6.115,59 BRUTOS. Bom né? Rsrsrs. Desse valor serão feitas as deduções fiscais como INSS e IRRF. Ainda tem as famosas diárias de alimentação que são pagas quinzenalmente e que não são computadas para fins fiscais como remuneração visto que este é um valor destinado à alimentação do tripulante quando à disposição de seu empregador na base ou fora dela. O valor convencionado para cada refeição principal, Almoço/ Jantar/ Ceia é de R$ 61,20 sendo a diária de café da manhã ¼ do valor de uma refeição principal, nesse caso R$ 15,30. Um Cms "voando bem” receberá entre R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 em diárias mensais. Vale ressaltar que é uma média, podendo variar para cima ou para baixo, dependendo da disposição dos horários de voos na escala para aquele mês. Algumas cias pagam por Km voados ao invés de horas voadas, mas os valores finais ficam praticamente iguais.Há quem consiga economizar nas diárias e guardar uma grana extra para ser somada ao salário. Dependendo da realidade de cada um, é possível guardar dinheiro e realizar muitas coisas boas trabalhando como Cms de voo. Vale lembrar que não é interessante seguir determinada profissão apenas porque tem um bom retorno financeiro ou benefícios etc. Em todas as áreas existem prós e contras, avalie ambos os lados da moeda e veja se é realmente aquilo que você quer para sua vida. Faça aquilo que você gosta, que se sinta bem e não será para você como uma obrigação e sim uma diversão ir todos os dias trabalhar. Bem amigos, chegamos ao fim de mais um post; Espero que tenha ajudado na compreensão dos Srs. quanto a esse tema que poucos divulgam, mas que é sem dúvidas um dos prós da nossa profissão. Se você gostou compartilhe e ajude outras pessoas que buscam por informações nessa área.Um forte abraço a todos,

P.S, Os valores dos post estao desatualizados visto que é uma postagem de 2015, mas servem de referencia para que se tenha uma noçãoo quanto aos ganhos na profissão.