Olá queridos, boa
tarde.
Tanto
tempo sem escrever aqui, hehehe .A Aviação não para, não sobra muito tempo para
dedicar me mais a esta pagina da web.
Hoje
venho falar um pouco de algo que interessa muito para os que estão iniciando na
aviação, que estão finalizando o curso de formação de Comissários, ou ate mesmo
que ainda nem o iniciaram, vamos falar sobre Seleções em cias aéreas. Sei que
tem muitos posts acerca desse tema em outros blogs e páginas da internet, no
entanto vou deixar aqui minha contribuição.
Quando
se fala em processo seletivo em cia aérea, todo mundo se assusta, fica
preocupado, a tensão toma conta e surgem as seguintes perguntas;
- Como funciona?
- O que é perguntado nas entrevistas?
- Dinâmicas de grupo. O que e como são?
- Quais características deve ter um comissário?
- Que traje devo usar?
Dentre outras, Vamos acabar com esse
medo que todos apresentam acerca das avaliações de seleção das companhias, a
começar pelo “Perfil esperado” de um comissário de voo. Não se pode estabelecer
um perfil padrão para determinado profissional no mercado de trabalho, afinal
pessoas não são maquinas programáveis que se faz uma ou outra configuração para
que estes ajam de forma padronizada e constante. É necessário sim que o
candidato se identifique com as atribuições da profissão, tenha maturidade e
saiba relacionar se com o publico envolvido. Acabemos com a lenda de que alguém
que fale 4532 idiomas é superior, ou quem tem um sorriso lindo e brilhante tem
mais chances ou mais capacidade.
O que pesa em um processo de avaliação
e seleção de comissários de voo nada mais é do que a personalidade de cada
candidato, a forma como estes se expressam, expõem suas ideias, maturidade para
entender pessoas, resolver problemas e contornar situações adversas. É
importante agregar pontos extras como um segundo idioma, Alguma experiência
relevante em trabalhar com pessoas, e o mais importante: “Por que você quer se
tornar um comissário de voo”. Não adianta criar um personagem, estudar vários posts
acerca de seleções e entrevistas, levar respostas ensaiadas e tentar driblar o
avaliador. Quem estará conduzindo o processo seletivo será um ou mais psicólogos
e estes são treinados para descobrir se você está mentindo ou falando a
verdade, você cairá em contradição e nem perceberá.
O ideal é ser quem você é, levar um
diálogo maduro, com ideias positivas e mostrar ao avaliador que ele deve lhe
contratar pelo que você é, pelo que você está levando como bagagem a seu favor.
Nunca queira causar a impressão de que você é melhor ou pior que A ou B, não
tente fazer com que o entrevistador sinta pena de você ou se sinta intimidado
com seu pensamento e atitudes. Exponha suas ideias com coerência, respeito e de
forma culta, sem gírias, sem querer encher a bola da companhia com argumentos
de que esta é a melhor do mercado, que acha isto ou aquilo bonito a menos que
você verdadeiramente pense dessa forma, olhe sempre nos olhos da outra pessoa
ao falar, isso impõe respeito e segurança naquilo que você está defendendo. Lembre
se, ninguém é 100% qualidade. Exponha suas características positivas com
firmeza, o avaliador deve se convencer de que seu produto é mesmo como diz o rótulo.
Ao falar de características negativas ou pontos quem devem ser melhorados evite
utilizar qualidades disfarçadas de defeito como “perfeccionismo, excesso de paciência
ou coisas do tipo”. A intensão do
avaliador não é saber qual o seu defeito e sim como você o administra, como você
utiliza isso a se favor.
Geralmente os processos de seleção
são divididos em quatro fases, são elas;
- Entrevista
- Apresentação Pessoal
- Dinâmicas de Grupo
- Teste de idiomas
Lembre se, elas podem não ocorrer
necessariamente nessa ordem. Uma seleção pode durar semanas, ou mesmo meses. A
entrevista pessoal nada mais é do que um “bate papo” formal onde você irá
apresentar se, falar de suas ideias, posicionamento diante de determinadas situações,
fazer e responder perguntas. Existe na internet e ate mesmo em livros varias
listas com perguntas padrão de entrevistas de emprego com suas devidas
respostas, é valido checar algumas para que se tenha uma ideia do que poderá ser
tratado na entrevista, entretanto nada de levar respostas ensaiadas, isso é o
fim. Todas as perguntas girarão em torno de você, então não tenha duvidas de
que saberá a resposta ideal a ser apresentada.
Apresentação Pessoal é o ato de você
se apresentar de forma sucinta ao avaliador e aos demais candidatos, diga quem
é, de onde vem, com quem vive, qual seu objetivo na seleção. Seja breve, você não
será o único a falar, em uma seleção estarão 40, 50 ou mesmo 60 candidatos e
todos terão direito à palavra.
A fase a seguir é onde o avaliador
irá comparar tudo o que você disse ao que você fará, a forma com que se
comportará diante das situações impostas. São as Dinâmicas de Grupo. Lembra
quando disse lá atrás que você deve ser quem realmente é? Pois é, se você
mentiu ou inventou um personagem na entrevista, disse coisas que não faz ou que
não é, as chances de você cair em contradição nesse estágio do processo são
grandes, e isso seria prejudicial à sua reputação no processo seletivo. Existem
milhares de dinâmicas de grupo e é impossível prever quais delas serão
aplicadas em determinado processo. O objetivo destas é mostrar como você se
comporta ao trabalhar em equipe, se tem ou não atitudes de líder, dinamismo,
desenvoltura ao falar e agir, capacidade de resolver problemas. Muito cuidado
nessa fase, ela poderá ser decisiva.
O teste de idiomas é simples e
composto por prova escrita de gramática, interpretação de texto, redação, e
prova oral. Estude Inglês o quanto antes, e busque pelo menos o nível intermediário,
este é o idioma universal da Aviação, portanto, se você falar 4532 idiomas e não
falar inglês não terá muitas chances. As companhias estão cada vez mais
exigentes e é importante estar antenado nos acontecimentos globais que envolvam
Aviação e empresas do ramo. Lembre se, pessoas cultas leem, veem o jornal pelo
menos uma vez na semana, e não será novidade se o entrevistador pedir sua opinião
acerca de temas políticos, econômicos ou sociais. É importante ter uma postura agradável,
dê uma checada no visual, vista se formalmente para ir à seleção. Um comissário
de voo deve estar sempre elegante, uma postura seria impõe respeito e segurança
ao publico.
Chegamos ao fim do post. Espero ter contribuído
de alguma maneira para a formação e sucesso dos futuros comissários de voo de
nosso país. O objetivo desse texto é fazer com que você perceba que não há
mistério algum em um processo seletivo, seja ele para qualquer área de atuação
profissional. Seja você mesmo, aja com sinceridade, coerência e
responsabilidade. Deixo aqui minha contribuição dividindo um pouco de minhas experiências
com todos pois um dia precisei de ajuda e fui ajudado. Que seja o nosso foco
SERVIR COM EXCELÊNCIA.
Um Abraço, Ate mais.
você só esqueceu de citar o exame toxicológico que também é realizado durante o processo seletivo.
ResponderExcluirEssa semana passei por este teste, que é feito de maneira sigilosa, os participantes não sabem sobre as fases do processos, portanto não são avisados que terão que se submeter ao teste, que é facultativo, antes de passar pelo exame o candidato assina um termo de autorização.
Olá, boa tarde. O teste toxicológico não foi citado de forma proposital. O objetivo do post é tratar das fazes mais criticas e temidas pelos candidatos em uma seleção. Agradecemos a participação, um abraço.
ExcluirEquipe ::Voando Alto::
A gol exige o exwme toxicológico com certeza?
ExcluirFiz processo seletivo da GOL em 2017 e a ultima etapa foi o toxicológico... Quem chegou nessa etapa já pode ter certeza da aprovação, caso não faça uso de substancias ilícitas.
ExcluirE como é este exame toxicológico?
ResponderExcluirgostaria de saber se tem muita concorrência, e geralmente quantos são aprovados nesses processos seletivos??
ResponderExcluirgostaria de saber se tem muita concorrência, e geralmente quantos são aprovados nesses processos seletivos??
ResponderExcluirOlá, boa tarde. Atualmente a concorrencia está muito grande sim, muita gente preparada, as cias estao exigindo cada vez mais dos candidatos e a demanda nao anda tao grande no mercado brasileiro. A quantidade de pessoas aprovadas depende da demanda da cia para aquela epoca, as vezes contratm 100, 200 ou ate mais e as vezes contratam menos de 50. e muito relativo.
ExcluirAté mais, esperamos ter ajudado.
Equipe ::Voando Alto::
Uma amiga comentou me sobre a profissão de comissário(a) de bordo, fui pesquisar mais sobre e gostei muito, apaixonei me pela área. Hoje eu quero seguir careira e você ajudou muito com o seu blog. Obrigada Walacis Vieira pelo seu tempo e dedicação com o blog.
ResponderExcluirOláaa. Nos da equipe Voando Alto é que agradecemos por ter reservado um tempo para visitar nosso portal e nossos posts. O intuito do blog é ajudar aqueles que estão começando na aviação, tirar duvidas que surgem no inicio da carreira.
ExcluirAgradecemos sua visita, Um Abraço.
Equipe ::Voando Alto::
Boa tarde gostaria de saber sobre as provas de geografia, matemática e português !
ResponderExcluirOlá Walacis Vieira, estou inscrito atualmente em um dos processos seletivos da Gol para Auxiliar de Aeroporto, e gostaria que você me informasse por gentileza, se puder, quanto tempo demora aproximadamente o processo de seleção da companhia para este cargo, hoje faz 01 mês que me inscrevi na vaga e ainda não obtive nenhum retorno por parte da companhia, será que devo buscar outras oportunidades ou devo ainda aguardar uma possível convocação para um processo seletivo? Desde já agradeço e parabéns pela conquista!
ResponderExcluirOlá querido (a) boa noite.
ExcluirO prazo para encerrar o cadastramento de CVS e iniciar o processo de seleção depende de vários fatores não havendo uma regra específica. Geralmente dura em torno de 40 dias. Vale ressaltar que o fato de se inscrever para o processo não garante a participação no mesmo. Antes do processo presencial a cia avalia vários CVS de candidatos e faz uma filtragem para assim chamar os candidatos para a seleção em lugar previamente definido. Geralmente o contato inicial e feito via telefone e os demais via email.
Um abraço
Olá Walacis, então, desde o último contato, aconteceram várias coisas boas: fui convocado para o processo seletivo da Gol e logo após dois dias já estávamos realizando-o. A psicóloga nos informou de que quem estivesse pré-selecionado receberia uma pesquisa organizacional dentro de uma semana, no nosso email. Foi justamente o que aconteceu comigo, hoje já faz aproximadamente 3 semanas que respondi à pesquisa, e como você mesmo disse, é um processo que leva certo tempo para ser finalizado. Só mais uma dúvida: depois dessa pesquisa, há chances de eu vir a ser contratado? Ou esse é um grande passo para tal? Muito obrigado pela resposta.
ExcluirBoa tarde! Meu caso é o mesmo do anônimo acima. Porém na minha dinâmica, nao foi comunicado isso. Eu fiquei feliz, pq logo no dia seguinte recebi a pesquisa, fiquei lendo e re - lendo para entender, se era um seguimento, ou se eu havia sido reprovada. Bom, pelo o que eu li é seguimento. Mas agora eu fica na dúvida, será que estou em standby ou ainda tenho que esperar por resposta? Ficou uma pouco duvido, e agoniante. Porque é um sonho, e qdo vc é chamado tudo gira em torno disso. Obrigada e aguardo retorno. Abçs, Carolina.
ResponderExcluirOlá Carolina. Sou o Roberto, caso de cima que você leu e teve a mesma dúvida. Tomara que dê tudo certo para você e sejas muito feliz na aviação. Infelizmente comigo dessa vez não deu certo. Após quase 01 mês do processo seletivo eu recebi o email da companhia me informando que eu não havia sido aprovado nesse processo seletivo. Confesso que fiquei muito triste e decepcionado, na verdade ainda estou, mas não vou desistir da aviação, afinal, é meu sonho. Só fiquei sem entender o motivo de eles não terem me deixado ao menos em Standy By, já me reprovando direto, sendo que como informei, a psicóloga disse que apenas quem estivesse pré-selecionado receberia a pesquisa organizacional. Essa é a minha maior dúvida. Mas enfim, boa sorte no seu processo seletivo e torço para que seja aprovada e faça parte do time de águias. Abraços.
ExcluirOlá Carolina e Roberto, boa noite.
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de iniciar com um pedido de desculpas por não te los respondido antes. E que voando vivo muito atarefado e acabo não lendo todos os e mais. Mas enfim, essa pesquisa é sim um seguimento. Como a psicóloga disse, vcs estariam pré selecionados ou seja estariam prontos para participar da próxima etapa do processo. existem vários fatores nos quais podem influenciar positiva ou negativamente no bom andamento de um processo como esse, muito provavelmente devido a recessão financeira a qual estamos atravessando os processos tenham sido pausados ou mesmo encerrados sem que fossem formadas turmas aprovadas para o treinamento inicial. Lamento por vc não ter passado dessa vez Roberto, o importante é não se deixar abater e nem desistir, outras oportunidades virão e persistir e o melhor. Espero que tão logo venham novos processos e vocês voltem a concorrer novamente. Um forte abraço,
Walacis Vieira
Fui chamada para uma seleção de auxiliar de aeroporto, mais ñ falo inglês, será que tenho alguma chance?
ResponderExcluirTambem gostaria de saber sobre isso, pq tambem fui chamado para essa vaga e estou pouco pé atras pq nao sei nada de inglês
ExcluirOlá, também fui selecionada pela Gol, para a seleção de auxiliar de aeroporto e tenho um nível básico de inglês... Mas de acordo com a mulher do Rh isso não tem muito problema!
ExcluirGeralmente para seleçao fe pessoal de terra o idioma nao e muito relevante. Mas isso pode mudar de acordo com a base em questao. Fluxo de voos inter e setor para o qual estara dendo cobtratado. Boa semana a todos
ExcluirBoa noite, meu sonho é ser piloto, ja juntei R$25.000,00 e olha que tenho 16 anos. Porem tenho medo de apostar meu dinheiro (e minha familia me ajudando tambem) na aviaçao e nao ter oportunidades de emprego, seja INVA ou em cia. Então eu sempre fico em duvidas, se foco um universidade, ou se aposto meu dinheiro todo e tento ser piloto!
ResponderExcluirOlá Mateus Boa noite. Primeiramente peço desculpas pela demora em responder. Bem, isso só dependerá de você, o mercado e bastante competitivo e A aviação Civil e muito inconstante as vezes. Tens que investir em sua formação, faça inglês, tire seu icao, busque o máximo para somar em seu portfólio. Não posso lhe garantir que vais conseguir voar tão logo esteja formado e pronto. Mas se e seu sonho, vá em frente, dependerá única e exclusivamente de você. Um abraço
ExcluirBom dia gostaria de saber quanto tempo em media dura esses processo seletivo,se demora muito p vc saber se foi aprovada
ResponderExcluirOlá Boa noite, não há uma regra exata. Isso depende de cada processo, de época,etc. Em média duram de 30 a 40 dias.
ExcluirOlá, depois das fases do processo seletivo pra auxiliar de aeroporto, que avaliações médicas são solicitadas? É igual um CMA pra tripulante? Ou eh soh psicotécnico?
ResponderExcluirOla Audi. Boa noite. Geralmente o psicotécnico é realizado em uma das etapas da seleção. Caso seja aprovado terás que realizar em dia marcado pela cia os exames admicionais que são exames simples e não necessita de habilitação de saúde.
ExcluirAbraço
Boa noite, me ligaram na segunda e amanhã quinta feira estarei me apresentando para fazer a minha primeira entrevista, estou um pouco apreensivo, pois sempre foi o meu sonho trabalhar em um aeroporto, não sei o que me espera amanhã... Alguém poderia me da uma dica?
ResponderExcluirSua entrevista foi em que cidade e pra qual CIA aérea?
ExcluirOla. Provavelmente já tenha realizado sua entrevista. Temos um post aqui que trata desse assunto. O importante é que seja autêntico dinâmico esteja antenado nos acontecimentos. As cias buscam pessoas com personalidade, que tenham facilidade de se expressar, interagir etc.... Boa sorte
ExcluirBoa noite tudo bem? gostaria de tirar contigo uma dúvida. Fiz a entrevista, passei nas etapas e dei meu laudo medico e uma parte dos documentos, porém 30 dias depois fico sabendo que as vagas foram canceladas e que fiquei em stand by. O que basicamente quer dizer isso?
ResponderExcluirOla salomao, boa noite. Ficar de stand by significa que a cia por algum motivo cancelou a contratacao. Vc ficara por 6 meses na fila para a vaga. Se dentro desse eapaco de tempo eles reativarem a contratacao vc entra direto sem neceaaidade de fazer novamente a selecao. Se passar dos seia mesea automaticamente vc sai do quadronse stand by e tera q concorrer a proceaso seletivo inteito novamente. Bons voos
ExcluirAcha que existe chances deles chamarem antes dos seis meses? Isso é comum?
ExcluirTenho ainda chance de concorrer a uma vaga?
ResponderExcluirBom dia Walacis, minha pergunta e a seguinte, participei de workshop de agente de aeroporto fiz provas e participei de entrevista em dinâmicas no curso que por sinal fui muito bem, quando foi com quase dez dias a psicóloga da Latam que estava realizando o curso precisou de uma indicação pelo próprio gerente da mesma .. nossa ela me ligou e me sai muito bem,dessa vez foi Real porém não houve seleção e sim eu passei de tds essas fases e fui diretamente com o GERENTE isso ja faz quase um mês.
ResponderExcluirSerá que eu não passei?
* ja tinha feito cadastro no site.
* não passei por dinâmica
* não participei de entrevista em grupo
Desculpe me, mas nao entendi sua pergunta. Mande me um e mail para que eu possa entender o que se passa e poder ajuda lo de algima forma. Abraço
ExcluirOlá,gostaria de saber a respeito do exame medico, acabei de revalidar meu CMA, mas ainda sim estou ansiosa ckm esta etapa. Também gostaria de saber sobre a documentação que solicitam. Obrigada
ResponderExcluirOlá, queria tirar uma dúvida sobre o toxicológico.
ResponderExcluirEstou no processo e em novembro acabei experimentando em uma festa um "brigadeiro de maconha".
Para minha surpresa a gol me ligou pouco tempo depois.
A informação que tive é que o teste toxicológico é pelo pêlos e isso dá uma janela maior de amostragem.
Caso ainda seja detectado serei descartado do processo?