Senhoras e Senhores, Sejam muito bem vindos ao Aeroblog ::VOANDO ALTO::. Aqui os senhores poderão tirar todas as suas dúvidas com relação à profissão Comissário de Voo, receberão dicas, e poderão deixar comentários dando sua opinião acerca do nosso portal. Agradecemos sua escolha em navegar ::VOANDO ALTO:: tenham todos um ótimo acesso.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Aero blog ::Voando Alto:: entrevista Cms Walacis Vieira Fundador do portal e principal membro da equipe.

     Queridos, Boa noite. Hoje resolvemos fazer um post entrevistando nosso Amigo e fundador do Portal, Cms Walacis Vieira. Devido a demanda de trabalho dos membros de nossa equipe as postagens ocorrem com menos frequência que antes. Desejamos a todos uma boa leitura, conheçam um pouco mais sobre o entrevistado e que suas vivencias sirvam de inspiração a todos que iniciam nessa linda carreira.
Um abraço, Equipe ::Voando Alto::.

Aeroblog ::Voando Alto:: entrevista Cms Walacis Vieira Fundador do portal e principal membro da equipe.

Equipe ::Voando Alto:: Vamos começar falando do Aeroblog ::Voando Alto::. Conte nos como surgiu a ideia de criar o portal e os primeiros posts.
Logo Aeroblog ::Voando Alto::
CMS Walacis Vieira: Tudo se deu quando comecei em minhas pesquisas a respeito da profissão Cms de voo e os passos a seguir para tornar me um comissário. Pouquíssimas pessoas se dispunham a ajudar, esclarecer dúvidas, haviam poucas comunidades na época e isso foi para mim um desafio e tanto. Resolvi juntar o máximo de informações que conseguisse e divulgar para que aqueles que começassem suas pesquisas assim como eu, não encontrasse os mesmos obstáculos que encontrei. Comecei com uma coluna em uma comunidade de uma rede social, sanando duvidas das pessoas em relação a profissão e em seguida veio a ideia de fundar o Aeroblog ::Voando Alto:: que tem como público alvo pessoas que estão iniciando na aviação. O portal dispõe de um conteúdo rico em informações a respeito da profissão Cms de voo e todos os passos necessários para se tornar um tripulante no Brasil. Criei o portal apenas no intuito de ajudar a desenvolver pessoas, me apeguei muito a tudo isso, conheci muita gente e confesso que gosto muito de compartilhar minhas experiências aqui, me sinto orgulhoso ao ver as quase 16.000 visitas do portal, eu as vejo como quase 16.000 pessoas que de alguma forma foram ajudadas pelo meu trabalho com os posts. É gratificante.

Equipe ::Voando Alto:: Como foi o início de tudo? Como começou a gostar de aviação? Por que escolheu ser Cms de voo?
Cms Walacis Vieira minutos antes de sua apresentação para voo em GRU.
CMS Walacis Vieira: Eu sempre admirei esse meio, sou daqueles que quando garoto corria p olhar sempre que ouvia o barulho de um avião passando. Tenho um tio que trabalhava no Hotel da Varig em Manaus, ele sempre falava de suas experiências com os tripulantes, foi batendo a curiosidade e aos 15 anos comecei a pesquisar a respeito. Não demorou muito para que me apaixonasse de vez e vi logo que era aquilo que queria para minha vida.

Equipe ::Voando Alto:: Qual sua primeira impressão ao entrar para o curso de Cms de voo? E a banca da Anac? Conte nos essa experiência.

CMS Walacis Vieira: O curso de Cms de voo é fascinante, uma das melhores fazes na carreira de um CMS. Quando entrei para o curso já trabalhava em uma cia aérea e lidava diretamente com as tripulações então já tinha uma visão de como funcionavam as coisas, ajudava muita gente por já ter essa vivencia. A banca da Anac exige muito dos candidatos pois são 80 questões de tudo o que vemos no curso, como a programação do curso é extensa a maratona de estudos torna se exaustiva, mas se fizer tudo conforme aprendemos na escola as chances de se dar bem são enormes. Eu me virava como podia para estudar, entre um café e outro durante o trabalho, dava uma lida nos manuais, tirava duvidas com pessoas da área, no fim deu tudo certo.

Equipe ::Voando Alto:: Conte nos um pouco sobre sua trajetória até ingressar em uma cia aérea. Demorou muito?
Cms Walacis Vieira na RM Ground Services, seu 1° passo na Aviação.
CMS Walacis Vieira: Desde que comecei a me interessar pela profissão e entrei na fase de pesquisas tudo foi se encaixando e acontecendo muito rápido. Consegui um emprego em uma cia terceirizada de Ground Handling no Aeroporto de Belém, onde fiquei por 11 meses. Sai de lá para ingressar na Gol como Auxiliar de aeroporto, trabalhei por dois anos e seis meses no portão de embarque, check-in setor de bagagens, loby e Sac. Em Março de 2013 ingressei no curso de Cms de voo na EIAC ESCOLA INTERNACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL em Belém, saia do trabalho direto p curso e vice e versa. Conclui o curso e garanti aprovação na Anac em Fevereiro de 2014. Em junho de 2014 já fui chamado para participar do processo seletivo interno e consegui migrar para o cargo de Cms de voo. Já estou voando há aproximadamente um ano.
Cms Walacis Vieira em sua tragetoria na Gol.
Cms Walacis a bordo B737/800.

Equipe ::Voando Alto:: Como foi se mudar para São Paulo? Demorou para se adaptar?

CMS Walacis Vieira: Como já trabalhava na cia, tive a oportunidade de conhecer SP antes de me mudar para cá. Confesso que no início foi bastante complicado, deixar a família, minha casa, o treinamento de solo na Gol, a variação de clima novas pessoas tudo influencia. Mas logo me vi independente por aqui e comecei a aproveitar as belezas do lugar e os benefícios que a profissão me proporciona.

Equipe ::Voando Alto:: Você é de Belém-PA. Como é sua escala? Consegue ir sempre em casa?
Cms Walacis Vieira ainda em terra na Gol Belém 2013.
CMS Walacis Vieira: Sim A cia tem uma facilidade que é o benefício da escala direcionada. Assim é possível dispensar o hotel em Belém, conforme a demanda de voos e a disponibilidade da companhia eu consigo pernoitar mais vezes em casa, assim, a cia economiza nos custos com hotel e eu fico mais tempo com minha família.

Equipe ::Voando Alto:: Nos pernoites há tempo para conhecer os lugares? Qual destino você mais gosta de ir?

CMS Walacis Vieira: Alguns Pernoites são curtos e dependendo dos horários de chegada/saída acabamos não tendo muito tempo para explorar o destino, mas na maioria das vezes sobra um tempinho para bater perna, conhecer pontos turísticos, identificar pontos importantes na cultura do lugar, pessoas. Adoro quase todos os destinos operados pela Gol, cada cidade tem suas particularidades, costumes, é bem interessante passar por cada uma delas, mas sou fascinado por Montevideo no Uruguai, sempre que vou para lá me apaixono mais pelas pessoas, clima, cultura, arquitetura local, tudo muito lindo e interessante de se ver.

Equipe ::Voando Alto:: Qual a sensação de estar sozinho apenas com uma mala, distante da família e amigos? Um pernoite pode ser muito solitário? O que você diria aos que temem essa parte da profissão?

CMS Walacis Vieira: Sem dúvidas esse é um ponto relevante na vida de um tripulante. Eu sempre fui muito curioso e elétrico. Não fico parado nos pernoites aproveito para bater perna logo que chego nos destinos com isso não me sinto tão só. Na maioria das vezes tem alguém da tripulação para fazer companhia nos passeios e caminhadas. O importante é não se deixar vencer pelo cansaço ou pela saudade que sentimos de casa e familiares, isso faz toda a diferença. Aos que temem essa parte da profissão, digo que devem aproveitar ao máximo cada pernoite, mantenha sempre viva a chama inicial de estar cada dia em lugar novo, conheça pessoas, faça acontecer. Como num piscar de olhos o pernoite acaba e sentirás saudade e vontade de voltar a determinado destino.

Equipe ::Voando Alto:: Como é sua rotina de trabalho? Seu dia é muito corrido?
Cms Walacis Vieira A bordo B737/800.
Cms Walacis Vieira A bordo B737/800.
CMS Walacis Vieira: Meu dia de trabalho quase nunca é igual ao dia anterior, sempre tem uma programação diferente para cumprir, em horários diferentes, esse é o barato dessa profissão. Nossa rotina é justamente não ter rotina. (risos) As vezes o dia (ou a noite) é bem corrido, muitas pernas de voo muita gente diferente, trabalhamos muito a mente com foco na segurança e bem estar do voo. Em outras é como diriam, “uma uva” (risos) tudo acontece de forma tranquila e quando vimos já acabou. É bastante relativo.

Equipe ::Voando Alto:: O que você julga ser o maior desafio na profissão de Cms de voo?

CMS Walacis Vieira: O fato de lidar todos os dias com inúmeras pessoas que viajam por diferentes razões é sem dúvidas um desafio e tanto. É importante estar bem psicológica e fisicamente para não deixar que as diversas situações que ocorrem nos influenciem negativamente e ponham em cheque o principal que é a segurança e bem-estar do voo e seus ocupantes. Trabalhar com pessoas tem seus pontos positivos, mas também temos desafios na relação com clientes e colegas de trabalho. Trabalhando em equipe e aplicando CRM tudo acaba dando certo.

Equipe ::Voando Alto:: E quais as vantagens da profissão? do que você mais gosta nessa área?

CMS Walacis Vieira: São incontáveis as vantagens. Como já disse anteriormente, o fato de estar em um lugar diferente a cada dia, com pessoas diferentes, acontecimentos diferentes, é um aprendizado e tanto. O que eu mais gosto em ser Cms de voo é o contato com pessoas, adoro estar onde tem gente, conversar, aprender com os mais experientes, repassar conhecimento aos mais novos, conhecer histórias de vida surpreendentes. Na aviação cada dia acontece de forma diferente, sou apaixonado pelo que faço.

Equipe ::Voando Alto:: Quais seus planos? Existe algum plano de Ascensão para comissários de voo?

CMS Walacis Vieira: Sim existe. Meus planos são; me tornar chefe de cabine, Instrutor de solo, de voo e Examinador. Cada um desses degraus se dá através da senioridade na cia e da aprovação em testes e processos internos e leva algum tempo para que cada um seja conquistado.

Equipe ::Voando Alto:: Qual o perfil de um Cms de voo da Gol? A cia é muito exigente nos processos seletivos?

CMS Walacis Vieira: A Gol assim como outras cias aéreas busca por pessoas de personalidade, que amem o que fazem, que tenham uma postura adequada e que vistam a camisa com comprometimento. O diferencial da cia a meu ver, é o fato de cada um dos colaboradores poder fazer uma Gol única, do seu jeito, com a sua personalidade, isso tudo sempre seguindo os padrões, políticas da cia e seus valores.

Equipe ::Voando Alto:: O que você diria aqueles que estão começando na área ou que ainda almejam fazer o curso?
Cms Walacis no treinamento de Combate a incêndio EIAC Belém

Cms Walacis no treinamento de Sobrevivência na Selva 2013.
CMS Walacis Vieira: Sempre digo que nossos sonhos dependem única e exclusivamente de cada um de nos. Tudo é possível se quisermos verdadeiramente, o importante é nunca desistir, passe o tempo que passar, na hora certa as coisas acontecem e nossos sonhos se concretizam. Desejo boa sorte a todos que estão começando seja no curso de Cms ou nas entrevistas em cias aéreas, aproveitem cada fase de suas carreiras pois elas são únicas. Espero poder encontrar cada um de vocês nos voos e D.O’s da vida.
Um forte Abraço, Bons voos a todos.

     Agradecemos ao Cms Walacis Vieira por dedicar uma parte de seu tempo a responder a nossa entrevista, Espero que tenham gostado. Um abraço e bons voos a todos.
Equipe ::Voando Alto::.