Senhoras e Senhores, Sejam muito bem vindos ao Aeroblog ::VOANDO ALTO::. Aqui os senhores poderão tirar todas as suas dúvidas com relação à profissão Comissário de Voo, receberão dicas, e poderão deixar comentários dando sua opinião acerca do nosso portal. Agradecemos sua escolha em navegar ::VOANDO ALTO:: tenham todos um ótimo acesso.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Frente à concorrência, o que fazer?

    Observo que a grande maioria das pessoas que sonham em se tornarem Comissários de voo teme nao conseguir emprego após formado. O mercado para essa profissão é muito concorrido e as cias são muito rigorosas na escolha dos colaboradores, por isso, é bom estar preparado para enfrentar a concorrencia. Estude idiomas, Participe de eventos (Seminários, Palestras) voltados para a aviação, Nível superior é um diferencial relevante...
    Nos ultimos anos a aviação está se aquecendo muito rapidamente, as cias nacionais estão crescendo, as cias internacionais estão intensificando seus voos para o Brasil e com isso as vagas vão surgindo, a questão é muitas pessoas se sentem "acuadas" frente à concorrencia para as vagas. Muitos são os relatos de pessoas que se formaram e não conseguiram emprego, outros demoraram 2,3,4 e ate 5  anos para conseguir uma vaga Não se inspire nesses relatos de tentativas frustradas, pois se x ou y nao conseguiu não significa que você não conseguirá, Cada um de nós sabe do que somos capazes, conhecemos os nossos limites, defeitos e qualidades, portanto, cabe a você correr atras dos seus objetivos, com muita força, coragem e determinação. Na Aviação tem lugar para todos nós so basta que cada um saiba usar as armas que tem para "vender seu peixe" e alcançar o cume do monte.
    Ha duas semanas, eu participei de um processo seletivo de uma cia para trabalhar em terra. lá tinham fortes candidatos, pessoas com 10,15,20 e até 30 anos de experiência, se eu me deixasse levar pelo sentimento de insegurança ou medo da concorrência talvez não tivesse conseguido já que eu era o único alí que nao tinha nenhuma experiência em aeroportos. No entanto procurei me manter calmo, confiante e tive coragem de expor minhas ideias com coerência, firmesa e de cabeça erguida. Três dias depois recebi a noticia de que eu havia passado no processo e que uma das vagas era minha, prova de que  valeu apena tanto esforço, dedicação e persistencia. embora saiba que ainda ha um longo caminho pela frente já me sinto realizado pois sei que meu sonho está se concretizando.
     Vagas existem muitas, Candidatos existem muitos, entretanto o que está faltando são pessoas com coragem e determinação que se enquadrem no perfil que as cias procuram e que sejam capazes de exercer a profissão, pessoas que tenham amor pelo que faz e não estejam interessadas apenas no salário ao fim do mês. Engana - se quem pensa que a Aviação é lugar para meros rostinhos lindos e sorridentes mas que pertençam a pessoas descompromissadas, egoistas e inseguras. "Aviação é para os fortes", todos nós somos fortes e capazes, no entanto alguns se deixam vencer muito facilmente ou seja nao têm coragem de enfrentar os concorrentes e lutar pelos seus sonhos, se deixam abater com detalhes minimos e acabam ficando para trás.
Voe alto...

Não falo Inglês. E agora?

    Muitas pessoas se sentem inseguras de ingressar na Aviação por conta de não falarem ingles, será isso um fator relevante?
    Sim. Atualmente as Companhias Aéreas Brasileiras estão exigindo dos candidatos às vagas de Comissário (a) de voo, no mínimo o nível intermediário do idioma. Existem algumas excessões, por exemplo: Na Azul linhas aéreas o Inglês não é um requisito eliminatorio. Ou seja, as chances são as mesmas para os candidatos que falam e para os que não falam o idioma.
    Não se assuste! o fato de não dominar o Inglês não quer dizer que você está fora do mercado, mesmo porque as companhias não avaliam os candidatos apenas por falarem ou não o idioma. Existem outros diferenciais que o candidato pode ter que preencha essa lacuna, no entanto,  a falta do inglês poderá interferir no seu crescimento profissional dentro da companhia. Você não quer passar o resto de sua vida voando na ponte aérea Rio - São Paulo quer?
    Falar otros idiomas além do Português é um fator de muita relevância para os candidatos ao mercado de trabalho em qualquer que seja a sua de atuação. Além de contar muitos pontinhos positivos no Portifólio, é um conhecimento a mais e como conhecimento nunca é demais...
Aqui fica a dica: Estude outras línguas, isso lhe favorecerá muito, não só na Aviação mas também na sua vida pessoal e profissional como um todo.
Voe Alto...

Ser Comissário de voo é:

     Transformar medo em tranqüilidade, mostrar segurança ao desconhecido, receber o estranho como um velho amigo, fazer companhia ao solitário com palavras ou apenas atenção, trocar tristezas por alegrias, irradiar sorrisos sem cobrar nada em troca, trabalhar sentimentos sem mesmo ser psicólogo ou terapeuta, driblar a família, namorada (o), esposa (o), filhos ou amigos para se ausentar em datas importantes, é esperar que seja compreendido a cada imprevisto, afinal, assim é a aviação...
     Assim é a nossa profissão! Hoje estamos aqui, mas muitos estão nos ares, trabalhando para alguém poder partir ou chegar ao seu destino. Uma vida feita de muitas escalas, idas e vindas, faça chuva ou faça sol, calor ou frio. Seja feriado ou dias normais, sempre haverá comissários voando pelo céu, sempre haverá histórias alegres ou tristes, sempre haverá pequenos e grandes gestos, sempre haverá sorrisos em forma de gente. Porque ser comissário é mais do que uma profissão: É um conjunto de sentimentos e conhecimentos.


A história da profissão de Aeromoça e comissário de bordo


A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church. Apaixonada por aviação e por não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.
As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.
Devido a Segunda Guerra Mundial e com a convocação das enfermeiras para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo. Tudo isso sem perder o charme e a elegância, já que esta profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou e perdeu o símbolo sensual que possuía. Foi então que surgiu o “comissário“.
Hoje é uma das profissões que mais cresce no Brasil, devido a ascensão da aviação brasileira e o baixo custo de passagens aéreas.

ORAÇÃO DO COMISSÁRIO DE VOO.


Nós, comissários de bordo, caminhoneiros das nuvens, dirigimos-te um pedido de benção tocado de amor. Tu, Senhor, que conheces o roteiro de nossas vidas, e és dono de nosso convívio com o espaço, tens o mapa de nossas trilhas sempre carentes da iluminação de tua bondade.Precisamos de ti para a proteção de nossas vidas e para que jamais nos faltem inspirações sublimes para o fiel cumprimento de nossos deveres. Faz, Senhor, de nossas aeronaves pólos de seguros comandos e de nossas galleys, oficinas de trabalho, dedicação e de disciplina para o sereno fluir de nossas atividades. Contigo, Senhor, estaremos em todas as horas, regando por nós e pelos companheiros tombados no fascínio de uma vocação, e implorando para que nossa movimentada existência seja assistida, sempre, por tua carinhosa sabedoria. 
Amém...

Etiqueta para Comissários.

Regras básicas no exercício da profissão de comissário de vôo.

            Ter pontualidade e assiduidade é importante em qualquer profissão, porém na aviação é muito mais. É uma questão primordial. O comissário de voo que perde a hora, perde o avião, e claro, o emprego no primeiro atraso.
Quando nos atrasamos ou faltamos, prejudicamos ou alteramos a vida de muitas pessoas e o bom funcionamento de toda a empresa.
Outra regra fundamental na aviação é a hierarquia, sempre muito valorizada e respeitada. Portanto, nunca devemos nos referir ou dirigir-se ao superior com intimidade de parentesco ou amizade como falamos com outros colegas de trabalho mais próximos.
Quando conhecer seus superiores, dirija se a eles chamando por Sr. ou Sra., até que eles se pronunciem ao contrário. Nunca se deve perguntar: “O Sr. gostaria de ser chamado de você ou de Sr.”.
No trabalho não existem as prioridades sociais, sexo, idade, etc. A única prioridade que se usa é a do CARGO.

Todos os passageiros devem ser chamados por Sr. ou Sra., independentemente de aparência ou idade; só as crianças poderão ser chamadas por você. Aprenda que ser simpático não é ser íntimo. Simpatia é outra coisa. São formas de ser simpático (a):
  •  Olhar e dar atenção ao passageiro quando este fala conosco;
  • Entregar o serviço de bordo olhando para nós, demonstrando prestatividade;
  • Dizer palavras gentis como “por favor”, “por gentileza”, “irei atendê-lo imediatamente”, “desculpe, não podemos informar” E claro fazer tudo isso sempre com SORRISOS e mais SORRISOS;
  • Jamais usar palavras carinhosas, como “meu bem”, “querido”, “amigo” “filho”, ou qualquer coisa do gênero;
  • Não precisamos nem comentar do uso do diminutivo, não é?! Comissário de vôo não pode nunca vir com o “suquinho”, ou trazer um “travesserinho” e um “cobertorzinho”, etc. No avião os objetos terão tamanho normal, então por favor nada de “inho”.
  • Outra regra fundamental é a de que não se toca nas pessoas a não ser que elas autorizem. Somente deixe a etiqueta de lado em casos de emergência, é óbvio;
  • No caso de ter que acordar algum passageiro para pouso ou decolagem, e ele não responder ao chamado auditivo, podemos colocar delicadamente a mão no ombro (sem mexer) e forçar até obter resposta;

PASSAGEIROS DIFÍCEIS
Você lida e fala com muitas pessoas a cada voo, com as mais variadas personalidades e humores. Algumas delas se tornam mais difíceis de serem atendidas, mas nenhuma impossível. Lembre-se: quando você estiver de uniforme você fica mais zen que um monge.
Passageiros irritados requerem de sua parte, muita habilidade e técnica. Ele vai querer desabafar ou descarregar todo o seu descontentamento em você, pois naquele momento é você que está representando a empresa.
Para tornar mais agradável e eficiente o seu trabalho aqui vão algumas sugestões:
  • ·         Fique calmo;
  • ·         Seja objetivo;
  • ·         Não discuta com seu interlocutor;
  • ·         Não se detenha nos seus sentimentos negativos;
  • ·         Não interrompa o interlocutor, deixe-o desabafar;
  • ·         Diga “eu compreendo como o(a) senhor(a) se sente”;
  • ·         Não tome nada como pessoal.
  • ·         Lembre se: você é a empresa naquele momento;
  • ·         Somente peça auxilio a um colega ou superior, se o caso exigir.


SITUAÇÕES COMUNS NO TRATO COM O PÚBLICO

AO RECEBER CARTÃO DE VISITAS
  • É uma atitude social e não representa nada que não seja gentileza; o que pode fazer diferença é a forma de entregar. O comissário o recebe sempre igualmente, ignorando qualquer intenção. Olhe o cartão, leia o sobrenome e agradeça com um sorriso formal, dizendo “obrigado Sr. Fulano”.

AO RECEBER BILHETES
  • Não leia na frente das pessoas. Leve e veja se é algo a respeito do serviço (às vezes acontece), se for alguma coisa particular ou pedido de telefone, ignore e não dê nenhuma resposta.
  • Se a pessoa insistir, responda sempre: -“ainda não tive tempo de ler, Sr.”, se a pessoa continuar insistindo pode responder: -“Sr. é contra a ética da minha profissão e as normas da minha empresa, dar qualquer informação ao meu respeito”. Com elegância, claro.
  • Ao escutar palavras desagradáveis ou de baixo calão: procure não enfrentar, faça de conta que não escutou. Tenha certeza que fará de conta que não escutou muitas coisas. Nessa hora esqueça o HASP e o CEMAL porque você será surdo.
  • Mas como somos brasileiros, também serviremos o típico “passageiro brasileiro”. Sabe, aquele que não desiste nunca? Pois então…
  • Se o “passageiro brasileiro” insistir tocando-o com a mão ou coisa parecida, coloque-se com uma postura altiva e pergunte “o Sr. está tentando falar comigo? Em que posso ajudá-lo?”, diga isto sem baixar a cabeça e procurando olhar bem de frente.
  • Se a pessoa continuar insistindo, procure a chefia e a coloque a par do que está ocorrendo, peça ajuda. Lembre-se trabalho em equipe! Isto pode ser usado tanto por homens como mulheres, sempre que se encontrem em situações semelhantes. Quando sentir que não está conseguindo controlar a situação, informe imediatamente o seu chefe de equipe e peça ajuda.


COMPORTAMENTO QUANDO ESTAMOS UNIFORMIZADOS
  • O uniforme você veste para o trabalho, portanto nunca freqüente shopping, bancos, lojas, restaurantes ou outra atividade que não seja ir da residência até o aeroporto e vice-versa.
  • Quando no aeroporto, poderá freqüentar todas as dependências acima, porém, nunca se poderá tomar bebidas alcoólicas. Não fumar quando estiver em pé ou andando.
  • Para fumar quando uniformizados, sempre deve-se sentar. A ressalta se faz quando entre as regras da companhia são as de não fumar trajando o uniforme.
  • Devemos comunicar a nossos parentes próximos (marido/mulher, namorado/da, pais, irmãos, etc.), que no aeroporto ou avião, quando estamos uniformizados, não podemos beijar ou abraçá-los. Devemos ser o mais discretos possíveis.
  • Se encontrar alguém que não seja tão intimo e está pessoa tomar a iniciativa de beijar-nos ou abraçar, corresponderemos naturalmente. Também não vá terminar uma amizade de longos anos por causa da etiqueta..
  • Durante o vôo, também devemos ser discretos com parentes e amigos, fazendo o serviço naturalmente. Quando terminar as obrigações, se a pessoa estiver sentada na poltrona do corredor, podemos conversar (sempre de forma discreta).
  • Se a pessoa estiver no acento do meio ou da janela, não podemos ficar falando por cima de outras pessoas, a não ser algumas poucas palavras.
  • Os comissários de voo brasileiros são respeitados e admirados por toda a aviação comercial internacional devido todos estes detalhes.


    FONTE: Portal meio Aéreo Outubro de 2009