Eu sempre tive determinação e foco em meus objetivos, tudo o que conquistei foi através de muito esforço e persistência, sempre fui um garoto reservado, poucas palavras, poucos amigos e muitos sonhos de realização pessoal e profissional.
Minha vida não se resume a um artigo de laudas limitadas, são muitos sonhos, lutas, realizações e muitas histórias a serem contadas. O objetivo deste post é de alguma forma mostrar que sonhos são possíveis e que a sua realização depende única e exclusivamente de nós mesmos. Se formos persistentes, dedicados e objetivados sem dúvida alguma alcançaremos nossas metas.
Como já mencionado em outras postagens, sou apaixonado por aviação, amo voar e amo tudo o que voa. Desde a infância sonhei em um dia trabalhar na Aviação, desbravar o céu nesses gigantescos pássaros de metal.
O tempo passou, o garotinho simples de interior cresceu, aprendeu a lidar com os problemas, entender as pessoas e acreditar em si próprio. Ao fazer meu primeiro voo senti uma alegria imensa invadir meu ser, fui tocado pela felicidade e desde então vi que estava predestinado a viver o resto de minha vida livre como as aves que cruzam o céu nas diversas estações do ano. Meus olhos brilhavam, a grande tristeza que um dia se fez presente em minha vida já não existia, meu pensamento estava voltado apenas para aquela imensidão de nuvens que estava sob meus olhos.
Fiquei encantado com a grandiosidade da criação de Deus, a visão, a sensação de liberdade, de estar mais próximo do Pai me encheu de alegria e contentamento. Desde então comecei a visitar o aeroporto frequentemente, ao ver todas aquelas pessoas meu coração enchia se de alegria, um brilho de felicidade tomava meus olhos e me sentia cada vez mais próximo do meu sonho. Você deve estar se perguntando o por que de toda essa historia mas para chegar ao ponto final é necessário que saiba como tudo começou, ao termino da leitura você entenderá.
O tempo foi passando, terminei os estudos, me vi com 18 anos de idade, desempregado, sem experiência no Curriculum e com um enorme sonho em mente. Me via tão próximo e ao mesmo tempo tão longe desse sonho muitas vezes me entristecia, chorava ao ver as aeronaves passarem por cima de casa e não poder estar a bordo de uma delas.
Comecei a buscar informações sobre a profissão “Comissário de voo”, conheci pessoas, histórias de vida, de superação e de realização. O desejo de voar pulsava forte em meu coração, no entanto devido estar cursando faculdade e não ter renda para custear o curso eu não podia cursa lo. Na busca incansável por um emprego na aviação consegui uma vaga numa cia de Handling para atuar no Aeroporto com serviços de Logística de Solo, (os detalhes dessa realização ficam para um outro post).
Eu estava feliz, super contente afinal sabia que a partir de então eu estava a apenas alguns passos de minha grande realização, sabia que veria cms’s todos os dias, falaria com eles, viveria cercado por essas pessoas o tempo todo.
O primeiro dia de trabalho na Aviação foi único em minha vida, eu pude contemplar de perto a beleza e a grandiosidade das aeronaves, o clima, o ar, as sensações tudo contribuía para minha felicidade, sem duvida esse foi um dos dias mais felizes de minha vida. Mesmo com toda essa alegria eu sabia que estava apenas no inicio de uma longínqua trajetória.
Os dias foram se passando e eu ali sonhando, cada bagagem que eu embarcava, cada papelzinho que eu recolhia dos bolsões, tudo era feito com muito amor, oque para muitos era algo insignificante, para mim representava muito, representava mais um passo dado em direção ao meu grande sonho de voar. Entretanto, eu estava no segundo ano da faculdade de Administração de Empresas, o sonho do meu pai e eu não podia abandona lo assim de repente. Isso me fez por várias vezes pensar em jogar tudo pro ar e desistir da aviação. Meu pai não concordava com o fato de eu querer ser cms, sua vontade era me ver um dia como um grande executivo ocupando o cargo de Administrador em uma organização.
Certo dia, após uma conversa desmotivadora com minha família em casa sai em direção ao trabalho, meu semblante era de total insegurança, eu estava disposto a esquecer a Aviação, desistir do meu sonho, concluir a faculdade e satisfazer a vontade de meus pais. Estava certo de que não iria mais investir em meu objetivo, Aviação era para mim apenas mais uma pagina virada da vida.
O que eu não sabia era que naquele dia eu teria um emocionante e real encontro com Deus e que a partir dali minha vida mudaria por completo. Após o briefing com a equipe e algumas xicaras de café, fomos ao pátio de manobras para o atendimento do primeiro voo da noite, meu coração chorava, a angustia me consumia e a grande tristeza voltara a me atormentar. O voo pousou e eu fui para a operação, nesse dia o supervisor me escalou para fazer parte da equipe de limpeza de bordo, era um voo pernoite e a aeronave deveria estar impecável no turno seguinte.
Adentrei e fui em direção à Galley traseira e a cms que ali estava me cumprimentou e disse: “Você tem pinta de Comissário, Você está fazendo o curso?” com um olhar ainda triste e um falso sorriso respondi de forma negativa e segui em frente. O tempo de operação avançava e eu já estava na metade da passarela quando a mesma comissária veio ate a mim e sem saber de nada do me acontecera tocou me o ombro em um meio abraço e disse me: “Não desista do seu sonho de voar, é ele que o torna interessante e belo aos olhos do pai”. Confesso que me faltou a respiração, fiquei sem palavras por um momento e após alguns segundos olhando lhe nos olhos contei a ela oque estava acontecendo e surpreendentemente ela segurou em minhas mãos e disse me: “Sim, eu já sabia, alguém me contou toda a sua vida mais cedo e eu vim a Belém hoje apenas para lhe dar essas palavras. Não desista, siga em frente e encare as lutas sem medo pois o pai que é maior está o tempo todo ao seu lado”. Nesse momento não me contive e chorei, a moça me abraçou e por alguns segundos colheu minhas lágrimas em seu ombro.
Acabamos a limpeza da aeronave e ao me despedir a comissária tocou meu rosto, beijou me a face e disse: “Você é um vitorioso, grandes coisas o Senhor fará na sua vida”. Fiquei paralisado, minhas pernas travaram e por um momento eu me senti envolto por anjos, fiquei muito feliz, minha alma se encheu de alegria, A tripulação foi embora e apenas a felicidade ficou em minha expressão.
Ao término da jornada fui para casa saltando e cantando como se estivesse voltando do paraíso, meu coração estava alegre e renovado. Agradeço a Deus todos os dias por ter me proporcionado aqueles poucos minutos de alegria e conforto emocional. As realizações não param por ai, alguns dias após esse encontro recebi um e mail de convocação para participar do Processo Seletivo da Gol Linhas Aéreas para a vaga de Auxiliar/ Agente de Aeroporto, meu ser transbordava de alegria pois minha maior vontade era um dia poder trabalhar nessa cia. Três dias depois fui à seleção, cumpri todos os protocolos e fui para casa aguardando o e mail de status para saber o resultado da Seleção.
Dias depois recebi o contato informando que eu havia passado e estava em Stand by aguardando a abertura das vagas. Estou super contente, sei que ainda falta um longo percurso a ser seguido mas quando penso em desanimar lembro me do encontro q tive com papai do céu a bordo do voo G31938 da Gol no dia 24 de Dezembro de 2011 e renovo minhas forças para seguir em frente.
O Objetivo desse post não é obter status ou admiração e sim compartilhar uma experiência única que tive e mostrar que Sonhos são possíveis e que nós somos os únicos responsáveis pela sua realização. O papai do céu está guiando todos os nossos passos e se o colocarmos à frente ele nos elevara a altos lugares e nos dará posse dos nossos objetivos. Nossas conquistam dependem única e exclusivamente de nossos esforços, reflita e veja se vale a pena desistir de seus sonhos, se vale a pena jogar anos de esforços ao vento simplesmente por que alguém não concorda ou disse que você não é capaz.
Eu sou Walacis Vieira, Futuro Comissário de voo. E você?