Senhoras e Senhores, Sejam muito bem vindos ao Aeroblog ::VOANDO ALTO::. Aqui os senhores poderão tirar todas as suas dúvidas com relação à profissão Comissário de Voo, receberão dicas, e poderão deixar comentários dando sua opinião acerca do nosso portal. Agradecemos sua escolha em navegar ::VOANDO ALTO:: tenham todos um ótimo acesso.

domingo, 27 de maio de 2012

A Caixa Preta...


A caixa preta é constituída de sistemas eletrônicos de gravação que registram automaticamente todos os dados relativos ao vôo, bem como os últimos 30 minutos de conversação na cabine de comando. Essas informações são de vital importância para os peritos que investigam as causas de um acidente aéreo. Apesar do nome, a caixa preta é, na verdade, vermelha ou alaranjada, caso caia no mar ou em florestas esta cor a diferenciaria do ambiente, ela possui ainda um transmissor de sinais justamente para facilitar a localização nesses casos.
Como Funciona o Avião
Apesar do nome ser caixa preta, na verdade ela é vermelha ou alaranjada.

Para resistir aos choques e a grandes impactos, as caixas ficam na cauda da aeronave e são fabricadas com materiais ultra-resistentes como titânio e/ou fibra de carbono, podendo suportar temperaturas de até 1000 graus Celsius. Ela tem ainda uma bateria que garante seu funcionamento independentemente do avião. A conexão da caixa preta à aeronave é feita por cabos semelhantes aos usados para ligar aparelhos portáteis como impressoras, câmeras fotográficas e celulares ao computador.
O aparelho que revolucionou o setor aéreo foi idealizado pelo cientista aeronáutico australiano David Warren em 1957. No começo a invenção não foi bem recebida porque os pilotos se sentiam vigiados durante o vôo, mas logo os ingleses e norte-americanos perceberiam a importância da caixa preta de Warren, que foi incorporada às aeronaves destes dois países um ano depois.


O que faz um Avião voar?


Toda aeronave mais pesada que o ar, seja um planador ou um avião a jato, depende da aplicação da energia mecânica ao ar circundante, de forma a receber um impulso para cima, sustentando-a contra as forças de gravidade.
Para que a nave se mantenha no alto, é necessária uma entrada contínua de energia, que proporcione o movimento para a frente, contra a resistência do ar.
As hélices, jatos ou foguetes, acionados por motor, fornecem o impulso necessário não só à permanência no ar, como também à subida do aparelho ou decolagem.
Como Funciona o Avião
Basicamente, um avião é composto de uma fuselagem em forma de charuto, para transportar a tripulação, a carga e os passageiros, um par de asas, localizado mais ou menos no meio da estrutura, e uma empenagem traseira, formada por um plano horizontal e um leme de direção vertical.
Além disso, há um ou mais motores, montados praticamente em qualquer lugar do avião, desde o interior da fuselagem propriamente dita, até as pontas das asas.
Nesse tipo de avião, a sustentação se concentra geralmente nas asas; assim, o centro de sustentação destas corresponde, normalmente, ao centro de gravidade do avião.
Como Funciona o Avião
O formato da asa do avião faz com que o ar que passa em cima dela se movimente mais depressa do que o ar que passa embaixo. Isso ocorre devido às diferentes curvaturas na parte superior e inferior da asa.
Acontece que quanto maior a velocidade do ar, menor sua pressão. Por isso a asa do avião sofre pressão do ar maior na parte inferior das asas e menor na parte superior, o que resulta numa força de sustentação.
Como Funciona o Avião
A sustentação produzida pelas asas varia com a velocidade do avião. Quanto mais rápido ele voar, mais sustentação será produzida. Assim, o aparelho tem que ganhar uma velocidade considerável no solo antes de obter sustentação suficiente para decolar. Maiores velocidades implicam em maior resistência do ar (mais dificuldade para o avanço).
Por isso os jatos e outros aviões de alta velocidade têm asas mais delgadas, que oferecem pouca resistência.
Quando em movimento quatro forças agem sobre o avião: A tração dos motores, o peso da gravidade, a sustentação provocada pelo movimento e o arrasto devido ao atrito com o ar e turbulências.
Como Funciona o Avião
Um dispositivo conhecido como flap (B) foi desenvolvido para modificar uma seção da asa, a fim de que a sustentação possa ser alterada pelo piloto. Quando movimentados para baixo, os flaps aumentam a resistência ao avanço, diminuindo a velocidade do aparelho.
Durante o vôo, o avião tem que se mover de três maneiras básicas: num ângulo vertical - para cima e para baixo; num ângulo horizontal - de um lado para outro; e rolando ao redor de um eixo longitudinal.
O movimento vertical é controlado pelas superfícies móveis, chamadas elevadores (C). Movendo-se esses elevadores para cima, o avião tem a sua frente levantada, em posição de subida. Baixando-se os elevadores, o efeito é exatamente o oposto.
Controla-se o movimento horizontal por meio de uma superfície móvel no estabilizador vertical, conhecido como leme (D). No caso de apenas o leme ser usado, o avião "derrapa" lateralmente, pois não há uma força contrária horizontal que evite o avião de continuar a virar. Movendo-se os ailerons (A), superfícies de controle nas extremidades das asas, o avião pode ser forçado a se inclinar ou rolar para o lado interno da curva, ao mesmo tempo que o leme o faz girar de tal maneira que ele se inclina na direção do centro da curva, como, por exemplo, numa bicicleta.
Como Funciona o Avião
Nos aviões primitivos, as superfícies de controle - ailerons, elevadores e leme - eram movidas pela ação direta do piloto, através de cabos de controle. Nos aviões modernos as operações se realizam, geralmente, por meio de cilindros hidráulicos, comandados pelo piloto através de servo-mecanismos.


Já me antecipando...

Para comemorar o Dia Mundial do(a) Comissário(a) de Vôo nada melhor do que saber um pouco da história desse(a) profissional que se tornou indispensável no mundo inteiro.  Parabéns a todos os comissários de vôo.

Em 1973, comissários da Varig, representando 44 países, participaram do Congresso dos Comissários de Vôo – Concov. O evento terminou no dia 31 de maio, com a fundação do Internacional Flight Attendants Association – IFAA -(Associação Internacional dos Comissários de Vôo). Uma canadense foi eleita para presidir a associação e o posto de vice-presidente ficou para um comissário alemão. A partir de então, 31 de maio foi estipulado como o Dia Internacional do Comissário de Vôo. Mas a data só seria decretada oficialmente em 1986. A profissão exige muita força de vontade porque para ser um comissário de vôo não é fácil, além de viver nas “alturas”, tem que lidar com a saudade de casa, da família e amigos!

Um pensamento do inventor do avião (Santos Dumont)...


"As coisas são mais belas quando vistas de cima."

"Os pássaros devem experimentar a mesma sensação, quando distendem suas longas asas e seu vôo fecha o céu... Ninguém, antes de mim, fizera igual."

"Eu naveguei pelo ar."

"Criei um aparelho para unir a humanidade, não para destruí-la."

" No começo deste século, nós, os fundadores da Aeronáutica, havíamos sonhado com um futuro pacífico e grandioso para ela. Mas a guerra veio, apoderou-se de nossos trabalhos e, com todos os seus horrores, aterrorizou a humanidade."

"As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso."

Autor: (Santos Dumont)
Imagem: (Meramente ilustrativa)

Frases para distrair...


- Esqueça tudo que você sabe sobre empuxo e arrasto, sustentação e gravidade; o que faz um avião voar é dinheiro. 

- Três coisas que nunca são demais: pista, mulher e combustível. 

- A única situação em que você pode achar que tem combustível demais é quando há um principio de incêndio. 

- É bem melhor estar aqui em baixo desejando estar lá em cima, que estar lá em cima desejando estar aqui em baixo. 

- A hélice é simplesmente um ventilador em frente ao avião para manter o piloto frio. Quer uma prova?? 
Quando ela para, o piloto imediatamente começa a derreter-se de suor. 

- Se tiver que enfrentar um pouso de emergência noturno, ligue os faróis para ver a área de pouso. Se você não gostar do que está vendo, desligue os faróis. 

- Velocidade é vida, a altitude é segurança de vida. Ninguém até hoje colidiu com o céu. 

- Lembre-se sempre que você pilota com a cabeça e não com as mãos. 
Nunca permita quer o avião leve você a algum lugar onde sua cabeça não tenha chegado cinco minutos antes. 

- Voar é a segunda maior emoção conhecida pelo homem. Pousar é a primeira. 

- Todo mundo sabe qual a definição de um bom pouso: é quando você pode sair dele caminhando. Mas pouca gente sabe a definição de um ótimo pouso: é quando, além disso, você pode usar o avião outra vez. 

- A probabilidade de sobrevivência é proporcional ao ângulo de chegada. 

- Voar não 
é perigoso. Perigoso é cair. 

- Decisões acertadas vêm com a experiência, e a experiência vem com decisões erradas. 

- Pior que um comandante que nunca foi co-piloto, é um co-piloto que já foi comandante. 

- Os passageiros preferem comandantes antigos a aeromoças novas. 

- Um piloto é uma alma confusa, que fala sobre mulheres quando está voando e sobre vôo quando está com mulheres. 

- Tente manter o número de pousos igual ao número de decolagens. 

- Decolar é opcional. POUSAR É OBRIGATÓRIO.

Mensagem ao aviador brasileiro


Quando cruzares os céus, erguendo a pesada máquina acima das nuvens; quando singrares a noite escura sob o manto das estrelas; quando conduzires com tuas mãos seguras teu ginete metálico em meio às tempestades, lembra-te, cavaleiro do espaço, que tua missão é a construção do futuro. Lembra-te de que és mensageiro de esperança e de amor. Lembra-te de que nas tuas asas conduzes também os destinos da Nação que te abriga. Lembra-te que és o herdeiro da materialização de um sonho e que tua profissão incorpora algo de mágico. Algo que há pouco tempo atrás pertencia ao intangível e que hoje ascende às esferas inimagináveis.

      Nos céus da tua Pátria reinas com serenidade. Do alto contemplas as riquezas do teu País: seus campos imensos, o verde das florestas, os rios calmos emoldurando as planícies. As serras e montanhas, aos teus olhos, são pequenas silhuetas, e o mar, qual imenso tapete, te serve de espelho.

      Não voa apenas. Pensa, sente, e te virá a consciência da grandeza da tua profissão: versátil, incomum, brava e bela.

      Conhecendo teu País, de norte a sul e de leste a oeste, sentir-te-às responsável por ele. Conduzindo e aproximando teus semelhantes, levando de um ponto a outro suas mensagens, sentir-te-ás arauto do futuro.

      Não te esqueças entretanto de que, por trás de cada partida e chegada, muitos são aqueles que contribuem para tua proteção e assistência e, com eles, deves partilhar a alegria do teu mister.

      Armado, és força, defesa, segurança e promessa de paz. Sem armas, és união, fraternidade, esperança e progresso.

      Tens um pouco das aves em ti. Como pássaros, deves expressar a pureza, a confiança e a humildade. Se escapas ao comum, por tua profissão, torna-te responsável perante Deus pela permissão que te deu de assim ser.

      Recebe dos teus semelhantes a admiração e o respeito que só se devota aos grandes guerreiros e recebe da tua Pátria o reconhecimento pelos méritos da profissão de voar.


      Ten. Brig-do-ar Otávio Júlio Moreira Lima
                                  Ministro da Aeronáutica
       23 de Outubro de 1986 - Dia do Aviador

Oração da Noite...


Senhor Jesus, venho a ti nessa noite de sábado para agradecer te por tudo o quanto tens feito em minha vida. Te agradeço pela oportunidade de falar do teu amor e pregar a tua palavra, Agradeço pelo ar que respiro, pela minha família, pelos meus amigos. Pai nessa noite cubra me com teu sangue, da me uma noite abençoada de sono e unge me com tua graça e poder. Abençoa a todos aqueles que me cercam, abençoa de maneira grandiosa minha família e amigos. Abençoa meu trabalho, que a cada voo eu tire uma lição de vida e que a cada voo novas experiências se agreguem e que eu possa voar cada vez mais alto. Senhor te peço por aqueles que não conhecem a tua palavra e que ainda não provaram do teu amor, tende misericordia de suas vidas, envia me aos sedentos e me faz um vaso de honra para pregar o teu evangelho a toda criatura. Senhor, nessa noite faz se presente em todas as aeronaves tripuladas que sobrevoam ao redor do mundo, cubra os teus filhos com graça e amor, proteja os e os conceda abençoados pousos e decolagens. Porque cremos em ti oramos assim:
"Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.] 
Mateus 6:9-13