Senhoras e Senhores, Sejam muito bem vindos ao Aeroblog ::VOANDO ALTO::. Aqui os senhores poderão tirar todas as suas dúvidas com relação à profissão Comissário de Voo, receberão dicas, e poderão deixar comentários dando sua opinião acerca do nosso portal. Agradecemos sua escolha em navegar ::VOANDO ALTO:: tenham todos um ótimo acesso.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Um Sonho realizado

Ultimo dia de Operações na base BEL. Confesso que sentirei saudades de todos, das brincadeiras, da correria do embarque. Na vida precisamos fazer escolhas para trilharmos nossos caminhos e alcançarmos o sucesso, deixo essa base ciente de que desempenhei um bom trabalho, deixo boas energias e levo comigo o aprendizado dessa vida de aeroportuário que durou 3 anos e 4 meses. Meus sinceros agradecimentos a todo o time de Águias da base Bel por todo esse tempo de convivência, infelizmente nunca conseguimos agradar a todos mas vou com a certeza de que fiz minha parte. Tudo é possível ao que crê, basta de força de vontade e saber perseverar, sonhos sempre se realizam.
Um forte e caloroso abraço a todos.
#Vamoquevamo #vidanova #escolhasbemfeitas #flyaway #Deusefiel #voegol #CmsWalacis

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Um dia de Comissária na Azul Linhas Aéreas

Salve salve queridos. Hoje vou compartilhar com vocês o relato emocionante de nossa querida Comissária Larissa lá de Itu, que viveu uma experiência incrível a bordo de um voo da Azul e se dispôs a dividi la conosco aqui no blog. Desde já quero agradecer a todos que apoiam nosso portal e à Comissária Larissa Adrielly por fazer parte da equipe ::VOANDO ALTO::. Um beijo enorme em seu coração.
Ate mais.

Olá pessoal, meu nome é Larissa, tenho 19 anos, moro em Itu - SP. Formei-me recentemente em Comissária de Voo, passei na Banca da ANAC em Julho de 2014 depois de muito estudo, foi gratificante passar de primeira na tão temida prova e agora estou esperando a seleção de alguma empresa kkkkk, e estou aqui para contar uma experiência que tive na Cia Aérea Azul em Julho de 2012, quando eu tinha 16 anos, vamos lá. (É detalhado o texto, a pedido do meu querido amigo e irmão Walacis Silva, administrador do Blog Voando Alto)

Um dia de Comissária de Voo na Azul.

Comissária Larissa Adrielly
Comissária Larissa Adrielly





            Na realidade nasci aqui em Itu, mas morei em várias cidades. Morei em Goiânia durante 5 anos e em 2012 minha mãe decidiu voltar pra Itu. (Não sou cigana tá gente).
Alguns dias antes da viagem, conversando com um colega meu, falei pra ele que queria entrar no cockpit pra saber como era (por mais que eu já tenha viajado por outras companhias) eu nunca tinha pensado nisso. Então tivemos a ideia de que eu escrevesse uma carta para o Comandante do voo falando que queria ser comissária, que eu era completamente apaixonada pela aviação, e que queria visitar o cockpit.
Então decidi fazer a carta, coloquei uma foto de um avião, escrevi um pouco sobre mim, sobre a paixão pela aviação, e finalmente que eu queria visitar o cockpit. Imprimi a carta um dia antes da viagem. DETALHE: Eu na realidade não imprimi, meu colega que imprimiu pra mim, eu estava super pobre.
No outro dia, fui para o Aeroporto Santa Genoveva, fiz todo o procedimento, e fui para a sala de embarque, meu voo que era pra sair as 11hrs atrasou 3 vezes, eu pensei: ‘’Não é pra eu entregar ainda a minha carta para a tripulação deste voo, vamos ver se o próximo voo não atrasa’’, beleza, esperei, esperei mais um pouco e por fim sai de Goiânia às 14:30hrs (na realidade esse horário eu estava ainda andando até a aeronave).
Ao chegar na porta da aeronave, tive uma ótima recepção das Comissárias Gabriela, Bruna e Karina (gente nunca esqueço delas, de verdade), entreguei a carta para a comissária Gabriela que era líder do voo e disse: ‘’Você pode entregar para o Comandante por favor’’, ela disse  que poderia. (Gente eu estava com um pouco de vergonha e nervosa), então fomos eu, minha mãe, minha irmã e meu irmão para os assentos. Ao sentar me, a Cms Gabriela veio me chamar e falar que o Comandante Rinaldo (um ótimo cmte, simpático, um amor de pessoa) estava me chamando. Ao me levantar bati minha cabeça no Bin (não sei se alguém viu, mas enfim, fiquei super sem graça).
Fui para o cockpit (só lembrando a aeronave estava em solo ainda, não fui um Latino na vida viu), cheguei lá, ele todo emocionado me disse: ‘’até chorei com a sua carta, muito linda, parabéns’’. Se levantou e me deixou sentar em seu lugar (Me senti uma Cmte... sqn né, olha o prejuízo) começamos a conversar, ele me explicou algumas coisas, pegou meu celular, me deu o quepe dele, e tirou algumas fotos minhas, depois de algum tempo de conversa,  sai do cockpit e fui para meu assento, de repente a Comissária Gabriela veio até mim e disse: ‘’você quer trabalhar com a gente hoje? Eu fiquei tipo: ‘’ãããã’’? Eu era tão inocente que achei que a Azul iria me contratar ali mesmo, eu olhei pra mim mãe, depois olhei pra Gabriela e disse: ‘’sim, mas como assim?  , e ela disse: ‘’Fazer o serviço de bordo conosco?’’ aceitei na hora.

Ai começou a o taxi da aeronave, as demonstrações, e por fim a decolagem, e eu quietinha no meu lugarzinho lá, só esperando o que iria acontecer comigo. Kkkk
Após alguns minutos, a Cms Gabriela começou a anunciar que o voo seria um voo especial e falou de mim. (Imaginem um Embraer 190 lotado, e todo mundo olhando pra você... foi exatamente isso que aconteceu). Ela me chamou lá na frente e falou que eu iria fazer o serviço de bordo naquele voo. Colocou o uniforme da Azul em mim, o quepe, e então comecei a ‘’vivenciar’’ um dia de Comissária de Voo na Azul. Comecei a pegar as batatinhas e  entregar do mesmo jeito das comissária da azul, sorrindo, mostrando as variedades, enfim, mesmo procedimento, e minha mãe lá super emocionada chorando, porque quem me conhece sabe, EU AMO AVIAÇÃO,  SOU COMPLETAMENTE APAIXONADA. Por isso minha mãe se emocionou. Chegou à vez de minha mãe, coitada, pulei ela sem querer, ela falou tanto comigo, que me esqueci de dar batatinha para ela (ela me cobra isso e fala disso pra todo mundo, até hoje, era tanta emoção que nem lembrei da minha mãe kkkkkkk).

Serviço de bordo
Serviço de Bordo
Enfim, fui até o final entregando, conversando com os passageiros, todos eles simpáticos, me parabenizando pela coragem, todos muito educados dando maior apoio. (Fiquei super feliz. Literalmente foi O VOO), depois fiquei na galley traseira conversando um pouco com a Bruna e a Karina, e logico também comi as batatinhas hahaha. (Ah, fiz todo o procedimento de salto alto, eu não sabia que aquilo iria acontecer comigo kkkk, mas não cai tá gente).
Depois foi a vez do refrigerante, enquanto a Karina marcava as poltronas que já tínhamos feito o procedimento eu fui entregando os refrigerantes. E foi assim, depois sentei no meu lugar e a Gabriela pediu para tirar fotos. Gabriela, Karina, Bruna e eu tirando fotos e todo mundo olhando (os passageiros todos olhando, mas ninguém falou nada, tanto que no final do voo elogiaram).
Então a Cms Gabriela, foi lá na frente e mandou-me ler a minha carta para todos da aeronave. (Fiquei um pimentão de vergonha). Eu aceitei e comecei a ler a carta que deixei para o Comandante Rinaldo. (Quase chorei, mas quem chorou foram Karina e minha linda mãe kkkkkk), depois de ler a carta tooooooodos da aeronave aplaudiram e deram suas palavras de apoio. (impressionante como os passageiros se posicionaram diante de um acontecimento desses em um voo, todos completamente pacientes, educados, gentis, falando comigo), agradeci à tripulação do voo, o Cmte, o Primeiro oficial, as comissárias no final de ler a carta, e fui sentar, afinal estávamos quase chegando em Campinas (cidade destino).

Tripulação fazendo homenagem
Comissária Larissa Adrielly
Após pousarmos em VCP (Campinas) a Gabriela me informou que o Comandante pediu para que eu desembarcasse por ultimo com a minha mãe e irmãos, enfim, todo mundo já pegando suas bagagens, e eu continuei sentada, conforme todos foram saindo, foram dando tchal pra mim, com mais palavras de apoio, depois de todos terem saído voltei para o cockpit e fui conversar e agradecer o comandante Rinaldo que foi maravilhoso, até brinquei com ele que o pouso foi ‘’manteiga’’ hahaha, agradeci claro as comissárias, Bruna, Karina e Bruna, e o primeiro oficial, depois de conversamos(e todos dentro do ônibus esperando só eu descer kkkkkk) desci da aeronave e fui no ônibus para a sala de desembarque, chegando lá, varias pessoas vieram falar comigo (acreditem, os passageiros do voo vieram falar ainda comigo, me dando os parabéns, alguns até me abraçaram, me elogiaram (Foi muito emocionante).
Finalmente vi que valeu a pena ter feito o que fiz, foi outra sensação, e foi a partir dali que meu amor pela aviação cresceu ainda mais. 1h30min de voo foi o voo mais emocionante que já fiz até hoje, e acreditem, a melhor tripulação que voei também, não esqueço deles, não esqueço cada detalhe. (Até porque vocês viram, o texto foi bem detalhado, do mesmo jeito que foi lá). Experiência única e inesquecível, a Azul me proporcionou isso, e não me esquecerei disso jamais, levo sempre essa lembrança comigo.
Para quem pensa um dia em fazer o mesmo; Coragem e determinação são peça fundamental. Devo confessar, tinha muita vergonha, muita mesmo, mas depois daquele dia superei minhas expectativas.
Obrigada a todos que leram, foi bacana contar um pouco sobre isso, como meu amigo e irmão Walacis me falou, é emocionante sempre que conto ou lembro-me disso. Sucesso a todos. Bons voos, e nunca esqueçam; Nossos sonhos dependem de nós mesmos, basta termos coragem, persistência e humildade.
Um forte abraço,

Comissária Larissa Adrielly

domingo, 10 de agosto de 2014

Compartilhe Felicidade


Hoje estou muito feliz, estar no time de Águias da Gol é motivo de muito orgulho e satisfação. Já se passaram dois anos  e quatro meses que comecei a fazer parte do quadro de colaboradores dessa companhia que amo de paixão. Muitos aprendizados, alegrias compartilhadas, muitos desafios vencidos e muita, mas muita historia pra contar. Tenho orgulho em dizer que trabalho na melhor companhia para viajar, trabalhar e investir. Agradeço a Deus todos os dias por me permitir desfrutar de mais essa benção, Obrigado Gol por fazer parte de minha vida.
Gol, do nosso jeito.

Processo Seletivo em Companhias Aéreas

Olá queridos, boa tarde.
Tanto tempo sem escrever aqui, hehehe .A Aviação não para, não sobra muito tempo para dedicar me mais a esta pagina da web.
Hoje venho falar um pouco de algo que interessa muito para os que estão iniciando na aviação, que estão finalizando o curso de formação de Comissários, ou ate mesmo que ainda nem o iniciaram, vamos falar sobre Seleções em cias aéreas. Sei que tem muitos posts acerca desse tema em outros blogs e páginas da internet, no entanto vou deixar aqui minha contribuição.
Quando se fala em processo seletivo em cia aérea, todo mundo se assusta, fica preocupado, a tensão toma conta e surgem as seguintes perguntas;
  • Como funciona?
  • O que é perguntado nas entrevistas?
  • Dinâmicas de grupo. O que e como são?
  • Quais características deve ter um comissário?
  • Que traje devo usar?

            Dentre outras, Vamos acabar com esse medo que todos apresentam acerca das avaliações de seleção das companhias, a começar pelo “Perfil esperado” de um comissário de voo. Não se pode estabelecer um perfil padrão para determinado profissional no mercado de trabalho, afinal pessoas não são maquinas programáveis que se faz uma ou outra configuração para que estes ajam de forma padronizada e constante. É necessário sim que o candidato se identifique com as atribuições da profissão, tenha maturidade e saiba relacionar se com o publico envolvido. Acabemos com a lenda de que alguém que fale 4532 idiomas é superior, ou quem tem um sorriso lindo e brilhante tem mais chances ou mais capacidade.
            O que pesa em um processo de avaliação e seleção de comissários de voo nada mais é do que a personalidade de cada candidato, a forma como estes se expressam, expõem suas ideias, maturidade para entender pessoas, resolver problemas e contornar situações adversas. É importante agregar pontos extras como um segundo idioma, Alguma experiência relevante em trabalhar com pessoas, e o mais importante: “Por que você quer se tornar um comissário de voo”. Não adianta criar um personagem, estudar vários posts acerca de seleções e entrevistas, levar respostas ensaiadas e tentar driblar o avaliador. Quem estará conduzindo o processo seletivo será um ou mais psicólogos e estes são treinados para descobrir se você está mentindo ou falando a verdade, você cairá em contradição e nem perceberá.
            O ideal é ser quem você é, levar um diálogo maduro, com ideias positivas e mostrar ao avaliador que ele deve lhe contratar pelo que você é, pelo que você está levando como bagagem a seu favor. Nunca queira causar a impressão de que você é melhor ou pior que A ou B, não tente fazer com que o entrevistador sinta pena de você ou se sinta intimidado com seu pensamento e atitudes. Exponha suas ideias com coerência, respeito e de forma culta, sem gírias, sem querer encher a bola da companhia com argumentos de que esta é a melhor do mercado, que acha isto ou aquilo bonito a menos que você verdadeiramente pense dessa forma, olhe sempre nos olhos da outra pessoa ao falar, isso impõe respeito e segurança naquilo que você está defendendo. Lembre se, ninguém é 100% qualidade. Exponha suas características positivas com firmeza, o avaliador deve se convencer de que seu produto é mesmo como diz o rótulo. Ao falar de características negativas ou pontos quem devem ser melhorados evite utilizar qualidades disfarçadas de defeito como “perfeccionismo, excesso de paciência ou coisas do tipo”.  A intensão do avaliador não é saber qual o seu defeito e sim como você o administra, como você utiliza isso a se favor.
            Geralmente os processos de seleção são divididos em quatro fases, são elas;
  1. Entrevista
  2. Apresentação Pessoal
  3. Dinâmicas de Grupo
  4. Teste de idiomas

            Lembre se, elas podem não ocorrer necessariamente nessa ordem. Uma seleção pode durar semanas, ou mesmo meses. A entrevista pessoal nada mais é do que um “bate papo” formal onde você irá apresentar se, falar de suas ideias, posicionamento diante de determinadas situações, fazer e responder perguntas. Existe na internet e ate mesmo em livros varias listas com perguntas padrão de entrevistas de emprego com suas devidas respostas, é valido checar algumas para que se tenha uma ideia do que poderá ser tratado na entrevista, entretanto nada de levar respostas ensaiadas, isso é o fim. Todas as perguntas girarão em torno de você, então não tenha duvidas de que saberá a resposta ideal a ser apresentada.
            Apresentação Pessoal é o ato de você se apresentar de forma sucinta ao avaliador e aos demais candidatos, diga quem é, de onde vem, com quem vive, qual seu objetivo na seleção. Seja breve, você não será o único a falar, em uma seleção estarão 40, 50 ou mesmo 60 candidatos e todos terão direito à palavra.
            A fase a seguir é onde o avaliador irá comparar tudo o que você disse ao que você fará, a forma com que se comportará diante das situações impostas. São as Dinâmicas de Grupo. Lembra quando disse lá atrás que você deve ser quem realmente é? Pois é, se você mentiu ou inventou um personagem na entrevista, disse coisas que não faz ou que não é, as chances de você cair em contradição nesse estágio do processo são grandes, e isso seria prejudicial à sua reputação no processo seletivo. Existem milhares de dinâmicas de grupo e é impossível prever quais delas serão aplicadas em determinado processo. O objetivo destas é mostrar como você se comporta ao trabalhar em equipe, se tem ou não atitudes de líder, dinamismo, desenvoltura ao falar e agir, capacidade de resolver problemas. Muito cuidado nessa fase, ela poderá ser decisiva.
            O teste de idiomas é simples e composto por prova escrita de gramática, interpretação de texto, redação, e prova oral. Estude Inglês o quanto antes, e busque pelo menos o nível intermediário, este é o idioma universal da Aviação, portanto, se você falar 4532 idiomas e não falar inglês não terá muitas chances. As companhias estão cada vez mais exigentes e é importante estar antenado nos acontecimentos globais que envolvam Aviação e empresas do ramo. Lembre se, pessoas cultas leem, veem o jornal pelo menos uma vez na semana, e não será novidade se o entrevistador pedir sua opinião acerca de temas políticos, econômicos ou sociais. É importante ter uma postura agradável, dê uma checada no visual, vista se formalmente para ir à seleção. Um comissário de voo deve estar sempre elegante, uma postura seria impõe respeito e segurança ao publico.
            Chegamos ao fim do post. Espero ter contribuído de alguma maneira para a formação e sucesso dos futuros comissários de voo de nosso país. O objetivo desse texto é fazer com que você perceba que não há mistério algum em um processo seletivo, seja ele para qualquer área de atuação profissional. Seja você mesmo, aja com sinceridade, coerência e responsabilidade. Deixo aqui minha contribuição dividindo um pouco de minhas experiências com todos pois um dia precisei de ajuda e fui ajudado. Que seja o nosso foco SERVIR COM EXCELÊNCIA.

Um Abraço, Ate mais.