Senhoras e Senhores, Sejam muito bem vindos ao Aeroblog ::VOANDO ALTO::. Aqui os senhores poderão tirar todas as suas dúvidas com relação à profissão Comissário de Voo, receberão dicas, e poderão deixar comentários dando sua opinião acerca do nosso portal. Agradecemos sua escolha em navegar ::VOANDO ALTO:: tenham todos um ótimo acesso.

sábado, 23 de abril de 2011

As três carteiras necessárias para o comissário decolar. CCF, CCT e CHT


***CCF - Certificado de Capacidade Física. É uma carteira obtida através de exames efetuados em hospital da aeronáutica, certificando que não existe nenhuma incapacidade física para exercer a profissão. (Renovável a cada 12 meses).

CCT - Certificado de Capacidade Técnica. Obtida depois de completar satisfatoriamente a prova da ANAC, é essa licença que permitirá ao candidato exercer funções a bordo de aeronaves.

CHT - Certificado de Habilitação Técnica. Obtido após contratado por uma companhia aérea e tendo cumprido satisfatóriamente os treinamentos teóricos e práticos oferecidos pela mesma com duração de 45 dias. É essa carteira que definirá que tipo de aeronave o comissário poderá tripular.

 ***Atualizando o post. A carteira citada acima (CCF), não mais existe. Agora passa a chamar se CMA - CERTIFICADO MEDICO AERONÁUTICO e tem validade de Cinco anos.

Banca da ANAC.

    Hoje abordarei um assunto muito preocupante para os "aspirantes" a comissários, a tão temida Banca da ANAC.
    Observo a preocupação de muitas pessoas quando o assunto é "Provinha da ANAC", trata se de uma prova objetiva on line com questões dos quatro blocos de disciplinas estudadas durante o curso São vinte questões de cada bloco e o candidato deve obter média mínima 8,0 em cada um dos blocos, se este reprovar em apenas um ele pode remarcar e refazê lo, mas se reprovado em mais de um, o candidato deverá refazer toda a prova. (O resultado é imediato)
    A questão é: É dificil passar em todos os blocos e ser aprovado?
    Não! A prova como descrita acima, é objetiva e nela só caem questões dos assuntos estudados durante o curso, (Antes de prestar a banca, ainda na escola, o candidato participa de simulados e precisa ser aprovado em uma prova parecida com essa para receber o certificado de conclusão do curso) basta estudar e prestar bastante atenção nas aulas teóricas e práticas, principalmente nas matérias de CGA e MET que são as mais complexas e que exigem muita dedicação e esforço.
Após aprovado na Banca o comissário receberá o CCT - CERTIFICADO DE CAPACITAÇÃO TECNICA, que é a sua autorização para voar, feito isso, estrá pronto para enviar CV e participar das seleções das cias.
No próximo post, falarei sobre as licenças: CCF, CCT e CHT.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Frente à concorrência, o que fazer?

    Observo que a grande maioria das pessoas que sonham em se tornarem Comissários de voo teme nao conseguir emprego após formado. O mercado para essa profissão é muito concorrido e as cias são muito rigorosas na escolha dos colaboradores, por isso, é bom estar preparado para enfrentar a concorrencia. Estude idiomas, Participe de eventos (Seminários, Palestras) voltados para a aviação, Nível superior é um diferencial relevante...
    Nos ultimos anos a aviação está se aquecendo muito rapidamente, as cias nacionais estão crescendo, as cias internacionais estão intensificando seus voos para o Brasil e com isso as vagas vão surgindo, a questão é muitas pessoas se sentem "acuadas" frente à concorrencia para as vagas. Muitos são os relatos de pessoas que se formaram e não conseguiram emprego, outros demoraram 2,3,4 e ate 5  anos para conseguir uma vaga Não se inspire nesses relatos de tentativas frustradas, pois se x ou y nao conseguiu não significa que você não conseguirá, Cada um de nós sabe do que somos capazes, conhecemos os nossos limites, defeitos e qualidades, portanto, cabe a você correr atras dos seus objetivos, com muita força, coragem e determinação. Na Aviação tem lugar para todos nós so basta que cada um saiba usar as armas que tem para "vender seu peixe" e alcançar o cume do monte.
    Ha duas semanas, eu participei de um processo seletivo de uma cia para trabalhar em terra. lá tinham fortes candidatos, pessoas com 10,15,20 e até 30 anos de experiência, se eu me deixasse levar pelo sentimento de insegurança ou medo da concorrência talvez não tivesse conseguido já que eu era o único alí que nao tinha nenhuma experiência em aeroportos. No entanto procurei me manter calmo, confiante e tive coragem de expor minhas ideias com coerência, firmesa e de cabeça erguida. Três dias depois recebi a noticia de que eu havia passado no processo e que uma das vagas era minha, prova de que  valeu apena tanto esforço, dedicação e persistencia. embora saiba que ainda ha um longo caminho pela frente já me sinto realizado pois sei que meu sonho está se concretizando.
     Vagas existem muitas, Candidatos existem muitos, entretanto o que está faltando são pessoas com coragem e determinação que se enquadrem no perfil que as cias procuram e que sejam capazes de exercer a profissão, pessoas que tenham amor pelo que faz e não estejam interessadas apenas no salário ao fim do mês. Engana - se quem pensa que a Aviação é lugar para meros rostinhos lindos e sorridentes mas que pertençam a pessoas descompromissadas, egoistas e inseguras. "Aviação é para os fortes", todos nós somos fortes e capazes, no entanto alguns se deixam vencer muito facilmente ou seja nao têm coragem de enfrentar os concorrentes e lutar pelos seus sonhos, se deixam abater com detalhes minimos e acabam ficando para trás.
Voe alto...

Não falo Inglês. E agora?

    Muitas pessoas se sentem inseguras de ingressar na Aviação por conta de não falarem ingles, será isso um fator relevante?
    Sim. Atualmente as Companhias Aéreas Brasileiras estão exigindo dos candidatos às vagas de Comissário (a) de voo, no mínimo o nível intermediário do idioma. Existem algumas excessões, por exemplo: Na Azul linhas aéreas o Inglês não é um requisito eliminatorio. Ou seja, as chances são as mesmas para os candidatos que falam e para os que não falam o idioma.
    Não se assuste! o fato de não dominar o Inglês não quer dizer que você está fora do mercado, mesmo porque as companhias não avaliam os candidatos apenas por falarem ou não o idioma. Existem outros diferenciais que o candidato pode ter que preencha essa lacuna, no entanto,  a falta do inglês poderá interferir no seu crescimento profissional dentro da companhia. Você não quer passar o resto de sua vida voando na ponte aérea Rio - São Paulo quer?
    Falar otros idiomas além do Português é um fator de muita relevância para os candidatos ao mercado de trabalho em qualquer que seja a sua de atuação. Além de contar muitos pontinhos positivos no Portifólio, é um conhecimento a mais e como conhecimento nunca é demais...
Aqui fica a dica: Estude outras línguas, isso lhe favorecerá muito, não só na Aviação mas também na sua vida pessoal e profissional como um todo.
Voe Alto...

Ser Comissário de voo é:

     Transformar medo em tranqüilidade, mostrar segurança ao desconhecido, receber o estranho como um velho amigo, fazer companhia ao solitário com palavras ou apenas atenção, trocar tristezas por alegrias, irradiar sorrisos sem cobrar nada em troca, trabalhar sentimentos sem mesmo ser psicólogo ou terapeuta, driblar a família, namorada (o), esposa (o), filhos ou amigos para se ausentar em datas importantes, é esperar que seja compreendido a cada imprevisto, afinal, assim é a aviação...
     Assim é a nossa profissão! Hoje estamos aqui, mas muitos estão nos ares, trabalhando para alguém poder partir ou chegar ao seu destino. Uma vida feita de muitas escalas, idas e vindas, faça chuva ou faça sol, calor ou frio. Seja feriado ou dias normais, sempre haverá comissários voando pelo céu, sempre haverá histórias alegres ou tristes, sempre haverá pequenos e grandes gestos, sempre haverá sorrisos em forma de gente. Porque ser comissário é mais do que uma profissão: É um conjunto de sentimentos e conhecimentos.


A história da profissão de Aeromoça e comissário de bordo


A profissão de comissário de bordo ou aeromoça para mulheres, surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church. Apaixonada por aviação e por não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.
As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.
Devido a Segunda Guerra Mundial e com a convocação das enfermeiras para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo. Tudo isso sem perder o charme e a elegância, já que esta profissional representaria a empresa. A profissão se popularizou e perdeu o símbolo sensual que possuía. Foi então que surgiu o “comissário“.
Hoje é uma das profissões que mais cresce no Brasil, devido a ascensão da aviação brasileira e o baixo custo de passagens aéreas.

ORAÇÃO DO COMISSÁRIO DE VOO.


Nós, comissários de bordo, caminhoneiros das nuvens, dirigimos-te um pedido de benção tocado de amor. Tu, Senhor, que conheces o roteiro de nossas vidas, e és dono de nosso convívio com o espaço, tens o mapa de nossas trilhas sempre carentes da iluminação de tua bondade.Precisamos de ti para a proteção de nossas vidas e para que jamais nos faltem inspirações sublimes para o fiel cumprimento de nossos deveres. Faz, Senhor, de nossas aeronaves pólos de seguros comandos e de nossas galleys, oficinas de trabalho, dedicação e de disciplina para o sereno fluir de nossas atividades. Contigo, Senhor, estaremos em todas as horas, regando por nós e pelos companheiros tombados no fascínio de uma vocação, e implorando para que nossa movimentada existência seja assistida, sempre, por tua carinhosa sabedoria. 
Amém...